Saiba como a pós-consulta pode ser um dos principais processos para fidelizar seu paciente
Traçar um planejamento estratégico para captação de novos clientes é essencial para o sucesso de qualquer clínica ou consultório. Porém, você sabe da importância de investir no processo de pós-consulta para fidelizar seu paciente?
Muitos estabelecimentos da saúde esquecem de manter ativa a relação com o paciente após a consulta. Esse acompanhamento e aproximação humanizada do atendimento faz com que os clientes busquem novamente a sua clínica ou consultório.
Descubra os benefícios de expandir a experiência pós-consulta do seu estabelecimento de saúde e como começar a fidelizar seu paciente.
O que é o pós-consulta?
O pós-consulta é uma forma da clínica ou consultório continuar acompanhando o seu paciente mesmo após o atendimento.
Expandindo e melhorando sua experiência, o cliente pode tirar qualquer dúvida e continuar próximo ao profissional de saúde.
Oferecer um conforto e cuidado adicional durante o pós-consulta é uma das ações que mais geram retorno para fidelizar seu paciente.
Um dos principais motivos é o paciente ter tudo em um só lugar. Não é necessário buscar outras clínicas ou serviços para continuar os cuidados com seu tratamento. O pré e pós correm todos no mesmo local.
A tecnologia auxilia na construção de um serviço pós-atendimento ainda mais afetivo. Por exemplo, um software de gestão de clínicas, como a OnlineClinic, oferece uma variedade de soluções de telemedicina onde o profissional da saúde consegue manter contato com seus pacientes mesmo a distância.
Como fidelizar o paciente na pós-consulta
Agora que você já sabe a importância da pós-consulta para expandir a experiência do seu paciente, vamos sugerir algumas soluções para melhorar esse acompanhamento.
Crie um padrão de pós – consulta
O primeiro passo para fidelizar seu paciente durante a pós-consulta é criar um padrão de atendimento humanizado.
Prepare sua equipe para que o contato seja sempre próximo, deixe o cliente confortável e esteja disponível para tirar todas dúvidas que surgirem. Além disso, que eles se mostrem preocupados em oferecer o melhor para o paciente desde o primeiro contato até os últimos dias da pós-consulta.
Outro diferencial é sempre manter a agenda de atendimento atualizada e respeitar os horários pré-marcados. Atrasos sempre geram um primeiro contato de estranheza com o paciente.
Lembre-se que, um tratamento ou consulta pode ser um processo bastante desgastante e tenso para alguns pacientes. O objetivo aqui é aliviar essa tensão e criar uma experiência humanizada para eles.
Por isso, é essencial contratar um software que ofereça soluções para expandir a gestão do dia a dia do seu estabelecimento de saúde de forma automatizada e digital que irá agilizar o atendimento.
Envie e-mails ou SMS relevantes
Uma ótima maneira de manter o paciente interessado na sua clínica ou consultório é enviar conteúdos chamativos para ele.
Por exemplo, mande algumas dicas e cuidados de como ele deve se comportar após ter feito algum tratamento, ou novidades interessantes sobre como manter uma rotina mais proativa.
O mais importante é o paciente saber que está sendo notado e que o profissional da saúde está preocupado em mantê-lo com todos os cuidados possíveis.
Porém, tenha precaução na quantidade de conteúdo enviado para seu paciente. Apesar do material ser relevante e interessante, quando enviado de forma constante o cliente pode enjoar ou até se incomodar.
Tenha mais canais de comunicação
Expanda o número de canais de comunicação que sua clínica ou consultório oferece para seu paciente.
Esse diferencial é uma forma de facilitar o contato, caso o cliente precise de contato rápido e urgente com o profissional da saúde.
Oferecer mais acessibilidade e praticidade para o paciente no pós-consulta gera conforto e confiabilidade. Além disso, tenha sempre alguém disponível para responder rapidamente
qualquer mensagem ou ligação.
Envie um questionário de avaliação na pós-consulta
Logo após o paciente sair da consulta com o profissional da saúde, é essencial que ele tenha acesso a um questionário de avaliação da clínica ou consultório.
Nesse documento ele poderá avaliar como “bom”, “regular” ou “ruim” todos os processos do atendimento, desde o contato inicial e agendamento até o atendimento dentro do consultório.
Desenvolva um questionário completo, mas que seja simples de responder. Crie perguntas diretas e que auxilie a expandir e melhorar a gestão da sua clínica conforme as respostas do cliente.
A ação é uma excelente solução para fidelizar o paciente, já que expande o relacionamento dele com sua clínica e ele sente que sua opinião é realmente importante e válida para construção de melhorias futuras.
Não se esqueça de enviar o questionário via SMS ou e-mail. Assim, o paciente consegue responder às questões com tranquilidade na sua casa e não cansado, após sair da consulta.
Ofereça meios de pagamentos práticos
Um processo que pode ser muito desgastante para o paciente durante o pós-consulta é todo o roteiro de pagamento para a clínica. Por isso, ofereça uma solução prática e rápida para ele.
A melhor maneira é simplificar toda essa experiência. Disponibilize diversas formas de pagamentos e busque migrar para soluções de pagamento online, como a PayClinic*, onde o paciente pode finalizar a transação sem precisar sair de casa.
Promover uma experiência de liberdade e conforto é um dos objetivos principais para qualquer solução que busca fidelizar o paciente durante a pós-consulta.
Envie recados em datas festivas
Um atendimento humanizado vai muito além de estar próximo à recuperação durante a pós-consulta. Uma ótima maneira de fidelizar o paciente é simplesmente ser um amigo dele.
Planeje recados criativos e simpáticos durante as principais datas festivas do ano, incluindo o dia do aniversário do cliente.
Além disso, para pacientes que já são clientes há anos da sua clínica ou consultório, envie mensagens agradecendo a confiança no atendimento ou parabenizando por ter completado X anos do primeiro encontro com eles.
Esse tipo de relacionamento humaniza todo o processo do pós-consulta e o paciente se sente único e especial para a clínica.
A OnlineClinic, com amplas soluções de gestão de clínicas e consultórios, ajuda você a humanizar a pós-consulta e fidelizar cada paciente.
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*PayClinic está sujeito à análise para credenciamento