Saiba como criar uma estratégia de marketing para divulgar a sua clínica, consultório ou serviços de saúde para atrair pacientes e se destacar da concorrência
O marketing para médicos tem crescido muito recentemente. E não é difícil de entender os motivos: segundo uma análise da Kepios, 14 pessoas se tornaram usuárias das redes sociais a cada segundo em 2021. O Instagram ainda é o preferido da população mundial.
Além das redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e TikTok, o marketing digital para médicos precisa incluir outras estratégias. Dentre elas, está a presença em um site, ou até mesmo a atualização das informações no Google Meu Negócio.
Confira outras dicas de marketing digital neste artigo e entenda a importância de estar presente no mundo virtual!
Por que investir em marketing digital para clínicas?
O marketing digital para médicos e clínicas é uma forma de estar ainda mais próximo dos seus clientes atuais e atrair novos. Já falamos um pouco sobre esse benefício de atrair e fidelizar pacientes com o marketing para clínicas neste artigo.
Investir em marketing digital é uma forma de promover os seus produtos e serviços na internet. Se antes isso era feito em outdoor, propaganda no jornal ou panfletos, agora tudo é online. E não há motivo para reclamar: desta forma você alcança muito mais pessoas.
Graças ao marketing digital para médicos, você pode divulgar as praticidades da sua clínica, por exemplo. Se tem agendamento online, coloque o link à disposição. Já as conversas pelas redes sociais podem ajudar a esclarecer valores de consulta e tipos de atendimentos que você realiza.
O ponto principal de usar a internet é fortalecer o seu relacionamento com os pacientes atuais e atrair novos. Felizmente, há muitas formas de fazer isso e facilitar a adaptação ao mundo mais digital. Softwares médicos como a OnlineClinic integram todos os dados em um só lugar, o que é melhor para pensar suas estratégias.
Você pode automatizar várias funções que também são usadas no marketing digital para clínicas. Dentre elas, temos o agendamento online, o envio da receita pelo WhatsApp e até mesmo o lembrete da consulta.
É claro que fazer tudo isso sem um recurso como a plataforma OnlineClinic fica muito mais difícil. E mesmo que você tenha uma equipe de secretárias, a experiência do seu cliente é outra quando tudo está automatizado.
Dicas de marketing digital para clínicas e consultórios
E agora, como aplicar o marketing para clínicas? Você já leu um pouco acima, mas vamos abordar um pouco mais algumas práticas que ajudam a atrair novos pacientes!
Crie anúncios personalizados
Os tais anúncios que estão nas redes sociais valem mesmo a pena? É claro que sim, mas com estratégia!
Pagando pouco e de forma bem prática você consegue criar um anúncio no Instagram, por exemplo. Porém, fique atento ao perfil de quem você quer que veja o anúncio. Para fazer isso, dê uma olhada nos seus relatórios de atendimentos: qual tipo de cliente é mais frequente?
Essa informação ajuda a saber se você vai direcionar o anúncio para mulheres de 25 ou 50 anos, para homens, gestantes, idosos, pessoas que moram perto ou longe da sua clínica. Tudo depende da sua especialidade e do objetivo. Analisar os relatórios que a OnlineClinic disponibiliza pode ser de grande ajuda.
Se você notou que tem poucos clientes de um determinado plano de saúde graças aos dados da OnlineClinic, que tal uma campanha especial? Anuncie que você aceita aquele convênio e que as pessoas podem entrar em contato para saber mais.
Atualize as suas informações no Google Meu Negócio
Atualmente, o Google é a ferramenta mais utilizada para pesquisas. As pessoas que procuram “cardiologista em São Paulo” lançam exatamente essa pergunta e querem respostas práticas.
Se você não tiver o perfil atualizado com todas as informações básicas, certamente não será selecionado. Uma dica de marketing digital é disponibilizar inclusive o link para agendamento online. Através da OnlineClinic é possível habilitar essa função.
Informa aos usuários do Google todos os procedimentos que realiza, se aceita pagamento online e se realiza teleconsulta. Quanto mais respostas ele encontrar no seu Google Meu Negócio, mais chance de marcar a consulta.
Esteja presente nas redes sociais
Hoje, não existe marketing para médicos sem redes sociais. As principais para você são o Instagram, Facebook e LinkedIn, conforme o seu público. A dica é produzir conteúdos relevantes e se lembrar de também manter todas as informações das consultas atualizadas.
Graças às redes sociais é possível atrair pessoas que não conhecem o seu serviço ainda. Além disso, você pode ter um contato mais próximo através dos comentários e mensagens privadas. Para isso, fique sempre atento às interações e não deixe seus seguidores sem resposta.
Se criar um perfil nas redes sociais, faça questão de colocar o link do agendamento online bem visível. Fale também sobre os seus diferenciais, como atender por teleconsulta e trabalhar com prescrição digital, pois os clientes buscam cada vez mais essas opções.
Invista em um site profissional
Independente das redes sociais, uma das dicas para marketing digital é ter um site. Acredite: as pessoas ainda confiam mais em quem possui uma página própria e não apenas perfil no Instagram.
O seu site pode ser simples ou até mesmo investir em um blog com produção de conteúdo, o que é ótimo para se tornar autoridade no assunto. Contudo, não se esqueça do básico, que é manter as informações atualizadas e disponibilizar sempre o link para agendamento ou esclarecimento de dúvidas.
Faça um bom planejamento
Antes de tudo, ter planejamento é essencial. É por isso que ter acesso a todos os seus dados e manter os processos automatizados é tão importante. Você pode ter estratégias muito mais inteligentes quando visualiza cada detalhe do seu consultório ou clínica.
Não há dúvidas de que essa é uma das principais dicas de marketing digital para clínicas. É isso que vai ajudar a direcionar melhor seus anúncios, conversar com futuros clientes e fidelizar quem já gosta do seu trabalho.
O sistema de gestão OnlineClinic facilita todo esse processo de modernizar a sua clínica e de divulgar o seu negócio. Aproveite para testar gratuitamente por 7 dias todas as funções da plataforma e ter mais competitividade frente à concorrência.