A tecnologia é essencial para a gestão de qualquer clínica odontológica. Saiba como a OnlineClinic pode ajudar!
Melhorar a gestão da sua clínica odontológica é essencial para manter a competitividade em um mercado cada vez mais concorrido. De acordo com o CFO (Conselho Federal de Odontologia), o segmento médico é o que mais cresce no país, impulsionado pelo número de pessoas preocupadas com a saúde e estética bucal. Segundo a entidade, o segmento faturou mais de R$ 38 bilhões nos últimos anos.
Entretanto, para continuar aproveitando as oportunidades de mercado, não basta apenas oferecer os melhores serviços odontológicos. Para ter um negócio sustentável por longos anos, é preciso investir em estratégias e soluções para atrair mais pacientes para a sua clínica, aumentar a produtividade no atendimento, reduzir gastos desnecessários e aumentar os lucros.
Mas como fazer a gestão de consultório odontológico de forma eficiente? Inegavelmente, administrar uma clínica odontológica tem lá os seus desafios, mas com as dicas a seguir vai ficar mais fácil ter um negócio próspero por muitos anos. Confira!
7 dicas para administrar a sua clínica odontológica de maneira eficiente
A maioria dos odontologistas opta por abrir sua própria clínica após a graduação e/ou especialização, o que é ótimo para conquistar a independência financeira e flexibilidade de horários. Todavia, a falta de conhecimento em gestão administrativa de muitos acaba impedindo que o empreendimento seja bem-sucedido.
De fato, a gestão de clínica odontológica não é uma das tarefas mais simples. E diante de consumidores cada vez mais exigentes, é preciso aliar conhecimento com ferramentas capazes de superar as expectativas dos pacientes em prol do desenvolvimento do negócio. Como fazer isso? Acompanhe as dicas a seguir!
1. Capacite os seus funcionários
Certamente você já deve ter ouvido falar que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Mas você sabia que essa célebre frase não se aplica apenas à impressão que o paciente tem da infraestrutura do seu consultório?
Na verdade, uma boa (ou uma má) experiência com a sua clínica dentista começa quando o paciente chega à portaria do estabelecimento e passa pelo porteiro, pela recepcionista e talvez até pelo segurança. Portanto, a boa gestão do consultório odontológico começa com a qualificação dos profissionais que trabalham no local.
É preciso que as equipes de trabalho, principalmente as envolvidas com o atendimento, consigam fazer com que o paciente se sinta bem em seu consultório. Um atendimento de excelência, aliás, garante um diferencial competitivo à clínica, na medida em que atrai mais pacientes e fideliza os antigos.
2. Invista no atendimento humanizado
Atendimento humanizado é uma abordagem que coloca o cliente no centro do cuidado. Na odontologia, a técnica busca oferecer bem-estar ao paciente, desde o momento em que ele marca a consulta até o tratamento recomendado. Na prática, o atendimento humanizado melhora o relacionamento médico-paciente por meio da empatia, cordialidade, ética profissional e comunicação assertiva.
O atendimento humanizado proporciona um atendimento ágil e individualizado, aumenta a eficácia dos tratamentos e estabelece um vínculo de confiança entre paciente e odontologista. Dessa forma, melhora a imagem do consultório no mercado, atrai, fideliza pacientes e melhora o faturamento do estabelecimento.
3. Tenha um bom controle financeiro
Controlar as finanças é importante para qualquer negócio e com uma clínica odontológica isso não seria diferente.
Afinal de contas, ter conhecimento sobre todas as entradas e saídas de recursos financeiros da empresa possibilita que você saiba se o empreendimento está dando lucro ou prejuízo. Ainda, permite que você se antecipe a imprevistos, providenciando recursos caso perceba que não vai conseguir honrar seus compromissos em um determinado mês.
E como se já não bastassem essas vantagens, ter uma boa gestão financeira também oferece mais previsibilidade ao negócio, na medida em que te ajuda a saber o quanto a empresa tem a receber no curto prazo. Dessa forma, fica mais fácil aproveitar oportunidades e planejar investimentos em prol do crescimento do consultório.
Para ter uma visão panorâmica a respeito da saúde financeira da clínica, o ideal é que você invista em um bom sistema de gestão de clínicas e consultórios como o OnlineClinic. Ele automatiza processos, transforma dados complexos em informações confiáveis, reduz os riscos de falhas nos registros e possibilita tomadas de decisões mais assertivas.
4. Troque a agenda de papel por uma agenda eletrônica
Mais uma vez aqui a tecnologia se faz presente. Nesse caso, ela é útil para evitar erros na marcação e desmarcação de consultas, além de encaixe de pacientes. A ferramenta organiza os compromissos, facilita a visualização deles em diferentes dispositivos (computador, tablet, celular) e melhora o fluxo de pacientes na clínica.
5. Conte com o prontuário eletrônico para ter todos os registros do paciente em um só lugar
Outro recurso que pode melhorar consideravelmente a gestão do consultório odontológico é o prontuário eletrônico. Ele otimiza o trabalho do dentista e possibilita que ele trabalhe de qualquer lugar. Até mesmo porque nesse caso, todas as informações dos pacientes são salvas na nuvem e podem ser acessadas com muita facilidade sempre que for preciso.
O prontuário eletrônico dispensa o uso de papéis e registra todas as consultas, tratamentos efetuados, exames realizados e seus resultados, bem como prescrições médicas, entre outros detalhes. Com informações centralizadas e organizadas, a clínica odontológica ganha em produtividade e reduz filas de espera.
6. Aprimore suas habilidades de gestão
Entenda que uma boa gestão administrativa envolve habilidades que vão muito além dos seus conhecimentos sobre odontologia. Para lidar com pacientes, fornecedores, funcionários e demais pessoas ao seu redor é preciso desenvolver habilidades comportamentais importantes como boa comunicação, liderança, inteligência emocional, organização, capacidade de trabalhar em equipe, ética, confiança entre muitas outras.
As habilidades comportamentais facilitam a realização das atividades diárias, pois melhoram as relações interpessoais. Ao integrar as equipes de trabalho, a administração do consultório odontológico fica mais fácil e assertiva.
7. Fidelize seus pacientes no pós-consulta
E que tal fazer o seu paciente continuar se sentindo especial, mesmo após a consulta? O pós-consulta é uma excelente estratégia para fidelizar pacientes e melhorar a imagem da clínica no mercado.
Na prática, o pós-consulta significa acompanhar o paciente, mesmo após o atendimento e o tratamento realizado. Com simples ações como enviar um e-mail ou mensagem na data de aniversário e até mesmo enviar pesquisas de satisfação, você consegue transformar o relacionamento médico-paciente em algo mais efetivo, mais próximo e certamente mais duradouro.
Outra forma eficiente de fidelizar os pacientes da clínica odontológica é contar com o recurso de teleconsulta. Embora as atividades do setor tenham que ser presenciais, o atendimento a distância oferece ao paciente uma maneira prática, simples e ágil de sanar quaisquer dúvidas. Além disso, a ferramenta também auxilia que o próprio profissional de saúde consiga manter contato com seus pacientes independentemente da distância geográfica.
Sem dúvida alguma, a tecnologia se faz necessária para a gestão de qualquer clínica odontológica. Precisando de soluções ágeis e inteligentes para a gestão do seu consultório odontológico? Descubra como isso é possível com o teste grátis de 7 dias na plataforma OnlineClinic.