Agenda de papel é coisa do passado. Saiba como modernizar a sua clínica com a agenda médica digital
Como você organiza a sua agenda médica? Se ainda usa papel e caneta ou planilhas eletrônicas, então repense sobre essa falta de organização. Parte importante da gestão de clínicas e consultórios é ter o agendamento online e evitar erros.
A agenda médica online não é apenas um recurso bom para você, mas também para os pacientes. Com a plataforma certa, é possível enviar lembretes e diminuir até mesmo os horários vagos porque alguém esqueceu a consulta. Neste artigo vamos falar sobre todas essas vantagens e funcionalidades!
O que é a agenda médica eletrônica?
O agendamento online é um recurso muito prático e simples de entender. Para utilizar, você precisa de um software de gestão clínica que permita agendar os horários das consultas e gerenciar suas funções, por exemplo.
Assim como uma agenda física, o recurso inclui os dados do paciente, horário em que acontecerá a consulta e até mesmo se será presencial ou não. Entretanto, o agendamento é feito pelo próprio paciente no site da empresa ou em uma plataforma de saúde.
Em geral, o recurso simplifica o dia a dia do profissional de saúde, facilita a vida do paciente e ainda pode ser integrado a outras ferramentas online para otimizar ainda mais os processos da clínica, como por exemplo:
- . Prontuário eletrônico;
- . Receita digital;
- . Emissão de recibos.
Graças ao agendamento online, o paciente não precisa sair de casa ou ligar para marcar a consulta. Isso também evita que ele entre em contato e não seja atendido porque a secretária médica está ocupada no momento. Isso, por sua vez, melhora a experiência do paciente desde o primeiro contato com o estabelecimento de saúde.
A pessoa poderá fazer todo o processo online para agendar a consulta e ainda receber as informações de confirmação por e-mail ou SMS. Os recursos são variados, por isso é fundamental escolher bem o tipo de plataforma para disponibilizar o seu agendamento online e melhorar a gestão de clínicas e consultórios.
Como implementar a agenda médica digital?
Ainda está em dúvida sobre como o agendamento online funciona? É importante entender o passo a passo para melhorar a experiência do paciente com a agenda médica e facilitar a sua vida. Confira mais nos tópicos a seguir!
Faça a mudança da agenda física
Primeiramente, você precisa começar a mudar os hábitos e deixar a agenda física de lado. Isso pode incluir uma orientação à secretária também, por exemplo. Além disso, precisará comunicar aos pacientes que agora possuem uma nova facilidade para marcar consultas.
Portanto, pesquise bem a plataforma certa. No caso da OnlineClinic, por exemplo, o foco é em integrar todas as informações para facilitar a gestão de clínicas e consultórios. Esse tipo de recurso completo pode ser o ideal para você, ao invés de apenas uma agenda eletrônica.
Inclua todo o quadro de horários da clínica na plataforma
Se você é responsável pela gestão de clínicas e consultórios, provavelmente vários profissionais atuam juntos, certo? Portanto, integre todas as agendas na mesma plataforma. Isso permite entender como cada um está trabalhando e até mesmo quando passar o paciente para outro profissional.
Visualizar todo o quadro de horários da clínica ajuda muito na sua administração. Além disso, o paciente não precisa ficar indo de uma agenda para outra. E mesmo que você trabalhe em mais de um lugar, também pode centralizar o agendamento online para não se confundir.
Otimize a sala de espera
Você sabia que a sala de espera clínica na modalidade digital também existe? Graças a um recurso tecnológico, o paciente pode saber que está na fila para agendar a consulta mesmo quando não há horários.
Ao invés de você precisar anotar cada pessoa que espera uma consulta, ela poderá se cadastrar e ser avisada automaticamente quando liberar um horário. Da mesma forma, você apenas recebe os avisos e tudo é gerenciado pelo software de agendamento online. Já imaginou quanto tempo e organização você ganha com isso?
A fila de espera automática também pode ser feita para encaixes. Aquele paciente de última hora que desmarcou pode dar lugar a outro que espera há algum tempo e tem urgência. Tudo isso é mais fácil quando você não precisa anotar no papel e tem a sala de espera clínica online.
Habilite o envio de lembretes
Quantas vezes você já sofreu com o paciente que falta à consulta porque se esqueceu do horário? O agendamento online ajuda a diminuir essas ocorrências.
Para isso, basta você habilitar o envio de SMS ou e-mail um dia antes da consulta. Desta forma, o paciente tem menos chance de se esquecer ou até mesmo comparecer no horário errado, o que também acontece muito, não é verdade?
O envio é feito pela própria plataforma com uma mensagem padrão. Se o paciente tiver dúvidas ou precisar mudar a data da consulta, poderá entrar em contato, cancelar e até mesmo facilitar a sala de espera clínica com um encaixe automático para outra pessoa.
Integre todos os dados
Se você usa uma plataforma como a OnlineClinic, que é completa para a gestão de clínicas e consultórios, então tem vários recursos para aproveitar. Dentre eles, estão o prontuário eletrônico e a receita digital. O ideal é que todas as informações do paciente estejam integradas.
Quando alguém fizer o agendamento online, você poderá acessar facilmente o histórico daquele paciente e lembrar do tratamento que está sendo realizado.
Com o software você acessa facilmente os dados após a marcação da consulta. Desta forma, quando o paciente chegar você poderá oferecer um atendimento muito mais humanizado e mostrar que tem todas as informações sobre a saúde dele.
A plataforma OnlineClinic oferece justamente esse tipo de solução inteligente e integrada para agendamento online e gestão de clínicas e consultórios. Com ela você pode aumentar a sua produtividade, otimizar o seu tempo e o da equipe, além de reduzir custos e ter mais segurança nos dados dos pacientes.