Você sabe como a confirmação de consulta pode reduzir a falta de pacientes da sua clínica e consultório?
Uma das grandes dores de clínicas e consultórios são pacientes que marcam a consulta, mas quando chega o dia eles faltam sem aviso prévio.
Além de causar uma desorganização em toda agenda do profissional da saúde, a ausência do paciente também gera prejuízo, já que a consulta não será paga.
Uma das formas para reduzir a quantidade de faltas é a adoção de um sistema de confirmação de consulta.
Ficou interessado para saber como funciona esse serviço? Continue com a leitura do nosso artigo e descubra porque é essencial que seu estabelecimento de saúde envie lembretes para os pacientes.
O que é um sistema de confirmação de consulta?
A confirmação de consulta é uma aliada da agenda de profissionais da saúde. Além de somente enviar um lembrete sobre informações da consulta, com esse sistema, a clínica e consultório conseguem interagir com o paciente, solicitando uma resposta de confirmação ou cancelamento.
Os lembretes, normalmente, são enviados de forma automatizada via SMS, Whatsapp ou e-mail, facilitando a interação entre o estabelecimento de saúde e seus pacientes.
Na mensagem de confirmação de consulta é essencial questionar o cliente se ele poderá estar presente no horário marcado.
Caso ele responda não, a secretária atualiza os horários de consulta ou, quando vinculado em um software de gestão, o sistema cancela a consulta e já altera automaticamente a agenda médica online.
Essa simples estratégia é uma das soluções com melhores resultados para reduzir de forma significativa o número de absenteísmo – ou falta dos clientes em horários pré-marcados.
Por que é importante um sistema para confirmar consultas?
O esquecimento ou imprevistos em cima da hora estão entre os principais motivos dos pacientes faltarem na consulta marcada sem um aviso prévio.
Apesar de comum o absenteísmo dentro de uma rotina cheia de afazeres, é sempre importante fazer a gestão dos horários de atendimento, para não gerar prejuízos financeiros e desorganização dentro da clínica ou consultório.
Por isso é essencial a implementação de um sistema de confirmação de consulta. É a melhor estratégia para auxiliar na gestão de faltas de clientes em horários marcados.
É a garantia de uma agenda médica sempre atualizada e otimiza as atividades da equipe médica, que não desperdiça seus esforços para uma consulta que não irá ocorrer.
Também é possível antecipar horários dentro da agenda ou abrir espaço para marcar atendimentos que estão na fila de espera.
Além disso, com a mensagem de confirmação de consulta, o paciente se sente acolhido e expande a sua experiência junto ao estabelecimento médico.
Como enviar a confirmação de consulta?
O lembrete da consulta pode ser enviado durante dois momentos. Um no mesmo dia que o paciente marca a consulta, como uma forma de certificar o processo. Já o segundo, deve ser enviado um dia antes da consulta, onde o cliente deve responder se poderá ou não ir ao atendimento.
Fazendo isso, os profissionais da saúde da clínica ou consultório conseguem ter tempo hábil para fazer os ajustes necessários, caso o paciente não possa ir na consulta no horário ou dia esperado.
Quando a confirmação de consulta é incorporada a um software de gestão de clínicas e consultórios, como o da OnlineClinic, todos os processos de envio e realocação de horários é feito de forma automatizada.
A plataforma faz o envio da mensagem e atualiza a agenda médica online de forma direta e automática, sem a necessidade do processo manual que leva mais tempo e gera mais despesas.
No software, também é possível criar uma lista de espera dentro da agenda médica. Com isso, caso ocorra um cancelamento, o paciente que estava aguardando um horário já é alocado e registrado neste período que ficou vago.
Principais vantagens da confirmação de consulta
Como podemos notar, um sistema de confirmação de consulta gera muitos benefícios para clínicas e consultórios. Entre eles, os principais são:
. Diminui a falta de pacientes
. Evita os gastos com absenteísmo
. Melhora a experiência de atendimento dos pacientes
. Otimiza a gestão da equipe de atendimento
. Não é necessário ligar para os pacientes confirmarem as consultas
. Organiza a agenda do profissional da saúde
. A rotina do atendimento se torna mais produtiva
. Automatização dos processos
Agendou? Confirmou. Agora que você sabe a importância da confirmação da consulta, conheça os planos de assinatura da OnlineClinic e comece a reduzir a falta dos seus pacientes.