O atendimento humanizado melhora a relação médico-paciente e oferece um diferencial competitivo às clínicas médicas e consultórios. Saiba mais!
Você já ouviu falar em clínica humanizada? Trata-se de uma abordagem na área de saúde que busca o bem-estar do paciente desde o momento da marcação da consulta até o atendimento propriamente dito. A técnica tem origem na PNH (Política Nacional de Humanização) do Ministério da Saúde e tem como principal objetivo melhorar a relação médico-paciente e o atendimento nos consultórios e clínicas do país.
Na prática, a humanização na saúde segue o princípio do cuidado centrado no paciente. Isso significa que o profissional de saúde deve ouvir atentamente as suas dores, dúvidas e anseios, respeitando sempre as suas crenças e valores. Além disso, o médico deve sempre prezar pela transparência e ética no atendimento, explicando sempre sobre os procedimentos a que ele será submetido de modo simples e objetivo.
No consultório humanizado, a empatia e a cordialidade não devem ser restritas apenas à relação médico-paciente. Todos os funcionários do estabelecimento devem participar do processo, que se estende inclusive aos acompanhantes. Para que isso seja possível, o atendimento humanizado deve fazer parte da cultura organizacional da clínica. Dessa forma, tanto médicos como recepcionistas e profissionais de limpeza conseguirão praticar o acolhimento e contribuir para o restabelecimento da saúde do paciente.
A importância de uma clínica humanizada
Ter uma clínica ou consultório humanizado é uma escolha que produz benefícios tanto para o profissional de saúde quanto para o paciente. Entenda a seguir.
Vantagens para o paciente
. Redução de filas e agilidade no atendimento;
. Prioridade no atendimento conforme critérios de risco;
. Tratamento individualizado, com foco nas suas necessidades individuais;
. Criação de vínculo de respeito e confiança com o profissional de saúde.
Vantagens para a clínica ou consultório médico
. Melhora a imagem do estabelecimento;
. Retém e fideliza os pacientes;
. Garante maior eficácia no tratamento;
. Facilita a aplicação da ética profissional;
. Traz mais pacientes para o seu consultório;
. Aumenta o faturamento do estabelecimento de saúde.
Como ter um consultório humanizado?
Antes de saber como ter uma clínica humanizada, vale a pena dizer que a abordagem é um modelo de gestão de saúde multissetorial. Em outras palavras, isso significa a união de vários setores e profissionais do estabelecimento para estabelecer uma comunicação mais acolhedora e assertiva com os pacientes, baseada na equidade e na ética profissional.
Mas como ter uma clínica humanizada? As práticas a seguir certamente transformarão o seu atendimento e atrairão mais pacientes para a sua clínica. Confira!
Capacite as suas equipes de trabalho
O primeiro passo para transformar o seu atendimento é investir no treinamento dos profissionais que você possui em seu estabelecimento. E não só apenas os de saúde. Conforme pontuamos anteriormente, a humanização na saúde precisa fazer parte da cultura da empresa e incluir recepcionistas, enfermeiros e auxiliares, seguranças, profissionais de limpeza e todos os demais colaboradores do local.
Contudo, é preciso que todos saibam o que fazer, como agir. É importante que todos recebam orientações sobre boas práticas de atendimento no setor de saúde. Sem essa harmonia, fica praticamente inviável oferecer um atendimento de qualidade ao paciente. Até mesmo porque antes de chegar à sala de atendimento, o paciente passa pela portaria, pela recepção entre outros ambientes compartilhados. Portanto, é fundamental que todos os profissionais estejam alinhados com os valores da clínica ou do consultório.
Ofereça ambientes confortáveis aos pacientes
Ter ambientes limpos, confortáveis, climatizados e principalmente inclusivos (com rampas de acesso, banheiros para pessoas com necessidades especiais, portas largas) também é uma forma de ter uma clínica humanizada. A oferta de água e/ou café também é uma forma de demonstrar cuidado e fazer com que os pacientes tenham melhor percepção da clínica.
Tenha em mente que a primeira impressão é a que fica. E no setor médico, aliás, uma boa impressão pode resultar em pacientes fiéis e receita recorrente para a empresa.
Ouça seus pacientes além do consultório
A pesquisa de qualidade é uma excelente ferramenta para garantir uma clínica ou consultório humanizado, pois coleta sugestões, reclamações ou elogios sobre os ambientes e sobre o atendimento.
Para produzir resultados eficazes, a pesquisa deve ser imparcial e respeitar o direito ao anonimato. Com base nas informações coletadas, o gestor ou médico responsável pela clínica poderá promover melhorias, corrigir falhas e se antecipar a imprevistos. A pesquisa de satisfação pode ser enviada para o cliente por e-mail ou ser disponibilizada na forma impressa na recepção da clínica.
Adote um tratamento individualizado
Os diagnósticos e medicamentos podem até ser genéricos, mas a forma com que um paciente recebe uma notícia, lida com ela e realiza o tratamento não. E é preciso que o profissional de saúde tenha esse olhar centrado nas dores e nas dificuldades do paciente, para que ele tenha um atendimento e tratamento adequado para o seu perfil.
Um paciente mais jovem certamente terá menor dificuldade em tomar um medicamento do que um idoso, por exemplo. E talvez um paciente mais maduro receba um diagnóstico com mais compreensão do que o mais jovem, pois tem mais experiência de vida e maior controle sobre suas emoções. Consultas semanais para um paciente que tem carro próprio certamente serão mais viáveis do que para aquele que depende do transporte público para chegar.
Esses são meros exemplos de como ouvir o paciente e prestar atenção em suas necessidades pode fazer toda a diferença no tratamento. É importante que cada pessoa seja tratada de acordo com suas individualidades para que seja prestado o atendimento e o suporte que ela precisa.
A tecnologia na saúde pode transformar o seu atendimento
O uso de tecnologia na saúde também pode tornar o seu consultório humanizado. Plataformas de gestão clínica como a OnlineClinic, por exemplo, simplificam tarefas, reduzem falhas e melhoram significativamente a experiência do paciente com o atendimento.
Por meio de recursos como agenda eletrônica com confirmação e fila de espera, prontuário eletrônico, prescrição online e telemedicina, você vai otimizar o tempo de atendimento do seu consultório, promovendo um atendimento mais ágil e assertivo. E com os relatórios gerenciais da OnlineClinic, você ainda acompanha o desempenho da sua clínica diariamente, semanalmente ou mensalmente para saber em quais aspectos melhorar.
Assim, poderá saber se um determinado paciente faltou a uma consulta, ligar, mandar e-mail ou mensagem para saber o que aconteceu. Esse acompanhamento torna o atendimento mais humanizado, passa uma imagem mais profissional da clínica e aumenta os níveis de satisfação do cliente com o estabelecimento.
Quer transformar o seu atendimento, ter uma clínica humanizada e gerar mais valor para os seus pacientes? A OnlineClinic aproxima a relação médico-paciente e garante um atendimento médico humanizado para sua clínica. Conheça nossos planos de assinatura e transforme a experiência dos seus pacientes.