A Tabela Simpro é um banco de dados de materiais e medicamentos, utilizado como referência de informações (preço, apresentação, registro Anvisa, código tuss, classificação, embalagem, entre outros).
Se você é recém formado e acabou de abrir o seu consultório médico, certamente está com algumas dúvidas sobre o quanto cobrar pelos seus atendimentos, médicos e materiais em geral, não é mesmo? A boa notícia é que existe uma tabela utilizada pela comunidade de saúde que serve como parâmetro na hra hora de definir esses valores, e sobre essa tabela que vamos hoje. Vamos lá?!
A Tabela Simpro é um Banco de dados de materiais e medicamentos utilizado como referência de informações sobre compras, faturamento, licitações, análise e auditoria de contas médico-hospitalares. Criada pela Simpro, essa tabela tem como objetivo nortear os preços de serviços e produtos médicos-hospitalares, além de ajudar na organização financeira de uma clínica ou consultório.
Seu uso mais recorrente é para a referência de valores dos materiais.
Outra determinação importante da tabela Simpro é a indicação de um padrão específico de codificação. Ela indica a Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS) como uma forma de registrar os dados utilizados nos faturamentos.
O TUSS, por sua vez, padroniza os códigos e nomenclaturas neste registro. Desse modo, a comunicação entre operadoras de plano de saúde e prestadoras de serviços médicos é unificada.
Onde acessar a Tabela Simpro?
Essa tabela é acessada através da Revista Simpro Hospitalar, publicada a cada 2 meses. Como as informações são atualizadas de forma bimestral, é importante estar atento(a) a última data de publicação da revista, para não utilizar informações desatualizadas ao definir os preços pelos serviços e medicamentos oferecidos por sua clínica.
Como a Tabela Simpro é aplicada?
O funcionamento da tabela não é algo tão simples de entender, e por isso iremos separar em etapas todo o processo para explicá-lo da maneira mais clara possível.Para isso iremos utilizar um exemplo de precificação de medicamento que segue à risca a tela do Simpro.
1 – Um laboratório X desenvolveu um material;
2 – Esse laboratório em parceria com a Simpro determina o código de referência, o preço médio deste material;
3 – Estes dados são inseridos na Tabela Simpro;
4 – Posteriormente a Revista Simpro que possui edições bimestrais veicula esta tabela;
5 – Em seguida os departamentos financeiros dos hospitais atualizam essas informações em suas soluções de faturamento;
6 – A partir daí em todos faturamentos em que este medicamento for mencionado usa-se a nomenclatura de acordo com o código determinado pela tabela;
7 – O valor faturado para este material segue o valor estabelecido e publicado na tabela Simpro;
8 – Padronizando assim a comunicação entre operadora e prestadora através dos códigos de referência pré-estabelecidos.
9 – Em caso de alterações de valores, versões, composição, etc do medicamento em questão, uma nova atualização da tabela é publicada pela Simpro, com um novo código para atualização.
Quais os benefícios de utilizar a Tabela Simpro na minha clínica?
Como falamos no início, a tabela ajuda a clínica ou consultório na hora de definir os preços de suas consultas, ou medicamentos. Ela é de grande ajuda para médicos que acabaram de abrir o seu consultório e ainda não sabem o quanto cobrar pelos seus serviços, por exemplo. No entanto, as suas vantagens não param por aí.
Organização e eficiência
Ao utilizar a tabela, o setor de faturamento de uma clínica atua de forma bem mais eficiente, Isso ocorre pois eles seguem um método de referência aplicado por grande parte das instituições de saúde de todo país. Além disso, ao seguir esses métodos automaticamente o faturamento pode manter a organização de seus processos de forma mais fácil.
Menos glosas técnicas
Outra vantagem de usar a tabela é a possibilidade de evitar erros e as glosas técnicas. Glosas técnicas: são as glosas registradas quando algum procedimento médico é contestado e se faz necessária a avaliação de um Auditor Técnico. Elas podem ocorrer quando há inconsistência dos dados e métodos aplicados no atendimento do paciente, desde o período de internação aos medicamentos utilizados
Aliás, um dos principais motivos das glosas é a inadequação dos valores dos materiais faturados. Então, com a padronização dos preços disponibilizados pela Simpro fica mais fácil manter o relacionamento e a comunicação entre as clínicas e operadoras.
Como um Sistema para Clínicas ajuda na gestão financeira da sua clínica médica?
Muitas clínicas e consultórios fazem seu controle financeiro em planilhas eletrônicas e não há mal nenhum nisso. No entanto, precisamos dizer que esse método de gestão demanda conhecimento sobre fórmulas complexas, maior tempo de trabalho e maiores chances de erros.
Para não tomar decisões baseadas em dados equivocados, o ideal é investir em uma tecnologia em gestão financeira. Afinal de contas, a solução integra vários setores da clínica, reúne em um único lugar informações precisas e valiosas sobre diversas atividades financeiras da empresa e oferece mais agilidade na execução das tarefas.
Com a OnlineClinic, por exemplo, você tem uma visão gerencial completa do seu próprio negócio. A plataforma de gestão médica integra ferramentas como agenda e prontuários eletrônicos, prescrição online, controle financeiro e teleconsulta. Online, a solução tecnológica permite atualizações em tempo real e acesso quando e onde você estiver com apenas alguns cliques na tela do seu celular, tablet ou computador.
Toda essa facilidade oferece mais segurança e tranquilidade na gestão financeira da clínica por meio de relatórios de faturamento intuitivos e fáceis de analisar. Já os relatórios gerenciais mostram a performance da clínica em um determinado período e ajudam a entender se a empresa está na direção certa das metas. Com os relatórios gerenciais você consegue identificar os padrões de sucesso da clínica, estabelecer ajustes sempre que forem necessários e superar vários desafios para crescer.
Conheça o PayClinic
O mercado nacional de consultórios e clínicas passa a contar com um sistema de pagamento inédito, que viabiliza a quitação de consultas e procedimentos sem a necessidade de máquinas de operadoras de cartão.
Trata-se do PayClinic, sistema de pagamento integrado à plataforma de gestão e telemedicina da empresa OnlineClinic.
Com o PayClinic, além de o pagamento ser ágil e seguro, a cada transação o sistema atualiza em tempo real o relatório financeiro da empresa.
O pagamento realizado é registrado automaticamente na conta do paciente e o fechamento diário é concluído ao final do expediente, automaticamente, na plataforma de gestão da OnlineClinic,
Outro benefício do PayClinic alcança os pacientes, que podem usar cartão de débito ou crédito das principais bandeiras do mercado para pagar à vista ou em até 12 vezes as consultas e os procedimentos.
O PayClinic viabiliza pagamentos mesmo a distância, no caso de teleconsulta, e o paciente ainda recebe o comprovante por SMS ou e-mail.
E aí, que tal conhecer de perto a ferramenta que facilita o pagamento de consultas médicas da sua clínica? Clique aqui e solicite o seu teste grátis.