Uma anamnese completa na teleconsulta é o primeiro passo para uma relação efetiva do profissional da saúde com o paciente efetiva. Saiba como fazer!
Impulsionada pela pandemia da Covid-19, a teleconsulta se tornou grande aliada dos profissionais de saúde no diagnóstico e acompanhamento clínico dos pacientes. O recurso, também chamado de atendimento remoto ou consulta por videochamada, amplia o acesso da população aos serviços médicos, quebra barreiras geográficas, reduz custos e promove ações preventivas de saúde de maneira prática e efetiva.
Apesar de ter se tornado popular principalmente nos últimos anos, a teleconsulta ainda desperta muitas dúvidas. Uma delas, inclusive, diz respeito a fazer uma boa ficha de anamnese dos pacientes. Você é profissional da saúde e pretende implementar o atendimento remoto em sua clínica ou consultório? Então saiba como avaliar o seu paciente, mesmo a distância.
O que é anamnese?
De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), “a anamnese é o instrumento exclusivo de avaliação propedêutica médica. A sua realização é obrigatória em qualquer ambiente médico, inclusive em atendimento ambulatorial e nos consultórios”.
Em outras palavras, isso significa dizer que a anamnese é a etapa da consulta que busca colher informações sobre a queixa do paciente, de forma a possibilitar um diagnóstico preciso. Ela leva em consideração sintomas descritos e apresentados, hábitos de vida, profissão, características do paciente entre outros fatores capazes de impactar a saúde e o bem-estar do paciente.
Na prática, a anamnese é o primeiro passo para um bom relacionamento médico-paciente. Quando a entrevista é pautada na escuta ativa, em um atendimento qualificado, individualizado e principalmente empático, tem o grande potencial de fidelizar pacientes.
Como fazer uma ficha de anamnese completa em um atendimento remoto?
A teleconsulta tem revolucionado o atendimento médico no país e aproximado famílias de profissionais de saúde de maneira prática e intuitiva. Contudo, um grande desafio da modalidade é garantir essa interação em uma consulta a distância. É preciso que o profissional de saúde conduza a entrevista de maneira cordial e assertiva, de forma que o paciente se sinta seguro e confortável para compartilhar o que está sentindo.
Para tornar isso possível, o CFM estabeleceu em sua Resolução 2056/2013, um roteiro de anamnese a ser adotado em todo o Brasil. Ele vale tanto para atendimentos presenciais quanto para atendimentos online e inclui:
- • Identificação do paciente: nome, idade, data de nascimento, estado civil, raça, sexo, endereço, telefone, profissão entre outras informações importantes;
- • Queixa principal: razão da consulta, o que o paciente está sentindo;
- • História da doença atual: principais sintomas, quando eles começaram, tempo de duração, consequências, tratamentos já realizados, entre outras informações relevantes;
- • Histórico familiar: casos de doenças na família, ocupação dos pais (se vivos), quantos filhos na família (irmãos), relacionamento familiar, existência de doença mental na família;
- • Histórico pessoal: ciclo vacinal, ocorrências de doenças na infância, intercorrências médicas, nível de sociabilidade, rotina no trabalho, adoecimento no trabalho, vida sexual e reprodutiva, menopausa e andropausa; doenças preexistentes, religião entre outras considerações;
- • Revisão por sistemas: interrogatório sobre pele e anexos, sistema olfatório e gustativo, tato, visual e auditivo, cardiocirculatório e linfático, osteomuscular e articular, gênito-urinário e neuroendócrino e psíquico.
Como obter uma ficha de anamnese completa em uma teleconsulta?
Para obter as respostas que precisa para fundamentar suas hipóteses diagnósticas, o profissional de saúde precisa manter um diálogo cordial, objetivo e aberto com o paciente. Ele pode, por exemplo, fazer as seguintes perguntas:
- • Qual é o seu nome? Data de nascimento? Estado civil?
- • Como posso ajudá-lo hoje?
- • Pode me descrever o que está sentido?
- • Qual é a localização e a intensidade da dor?
- • Febre, vômito ou diarreia?
- • Quando esses sintomas começaram? Eles já impediram você de trabalhar ou realizar qualquer outra atividade do seu dia a dia?
- • Tem alguma doença? Diabetes, hipertensão, colesterol alto, problemas cardíacos?
- • Faz uso de algum medicamento? Qual?
- • Tem alguma alergia? Tem alergia a algum remédio?
- • Já fez alguma cirurgia? Qual?
- • Bebe ou fuma?
- • Pratica atividades físicas? Quais?
- • Quais são os casos de doenças na família?
- • Qual é a sua profissão? Como é o seu ambiente de trabalho? Como é a sua rotina no dia a dia?
- • Apresenta algum sintoma na pele, dores articulares?
- • Dificuldades em urinar? Dor ou ardência quando vai ao banheiro?
Como a tecnologia contribui para a anamnese clínica completa?
Conforme explicamos neste artigo, a ficha de anamnese completa do paciente pode ser obtida a distância. Por meio da teleconsulta, modalidade de atendimento intermediada por uma ferramenta tecnológica, o profissional de saúde consegue avaliar o paciente e identificar as possíveis causas de suas queixas.
Mas como colocar o paciente no centro do cuidado no atendimento remoto? A boa notícia é que com um bom software de gestão clínica é possível prestar um atendimento humanizado, ágil e eficiente. Afinal, a solução possui ferramentas integradas que facilitam o dia a dia dos médicos e de seus pacientes, na medida em que oferecem:
- • Prontuário eletrônico para armazenar de forma segura todo o histórico de consultas, solicitação de exames, laudos, prescrições médicas e doenças anteriores do paciente;
- • Agenda eletrônica para facilitar a marcação de consultas e dar continuidade ao tratamento;
- • Prescrição digital para receitar medicamentos e enviar para o paciente pela internet;
- • Armazenamento de dados com criptografia, conforme exigências da LGPD na saúde.
OnlineClinic: anamnese completa a alguns cliques de distância
Conforme você viu neste artigo, a anamnese clínica é um instrumento que possibilita que o paciente se sinta acolhido durante o seu atendimento médico. Além disso, é uma excelente ferramenta para criar vínculos duradouros entre profissional de saúde e paciente, pois não depende de localização geográfica, horário comercial e burocracias para sanar dúvidas e promover ações de saúde preditiva.
Para isso, no entanto, é preciso contar com um plataforma de teleconsulta simples, prática, intuitiva e principalmente segura para realizar os atendimentos e ter assertividade nos diagnósticos. Nesse contexto, o melhor caminho é contar com a OnlineClinic.
Além de plataforma de teleconsulta em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o sistema de gestão clínica OnlineClinic também possui ferramentas integradas que facilitam a administração do estabelecimento de saúde e o acompanhamento remoto dos pacientes, como prontuário eletrônico, agenda digital, prescrição digital, pagamento online integrado e controle financeiro e de produtividade. E tudo isso em um só lugar.
Por fim, a plataforma da OnlineClinic ainda permite que você cadastre modelos prontos de anamnese para utilizar durante as consultas e otimizar o tempo de atendimento com seus pacientes.
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