Saiba como um sistema de gestão clínica pode facilitar o acompanhamento de gestantes e puérperas
A gestação é um momento de grande realização e felicidade, tanto para a mulher quanto para seus familiares. Contudo, também é uma fase da vida que inspira cuidados e desperta várias dúvidas e anseios. Durante aproximadamente 40 semanas, a gestante experimenta várias emoções, faz várias consultas médicas e exames complementares para garantir a sua saúde e a saúde do bebê.
Para lidar com esses desafios iniciais da maternidade, a figura do médico obstetra surge como grande aliada. Entre as suas muitas responsabilidades, destacam-se as tarefas de acompanhar, orientar e cuidar da saúde da mulher do momento da descoberta da gravidez até o pós-parto. Nesse sentido, um software médico atua como facilitador da rotina desses profissionais de saúde e os aproxima de suas pacientes de maneira muito prática. Entenda como neste artigo.
Como um software de gestão de clínicas facilita o dia a dia dos obstetras?
Se tem um profissional de saúde que não se limita ao atendimento no consultório, este é o obstetra. Afinal, a rotina desse médico é dividida entre consultório, unidades de pronto atendimento, laboratórios, centros cirúrgicos entre outros setores de saúde. Por isso, precisa de tecnologias capazes de facilitar os processos e tornar a relação médico-paciente efetiva.
Um software de gestão clínica é o grande protagonista de uma clínica obstétrica inteligente. A solução reúne em um único lugar várias ferramentas tecnológicas indispensáveis ao dia a dia do obstetra, conforme você confere a seguir.
Prontuário eletrônico
O pré-natal, como é chamada a assistência à saúde prestada à gestante durante os meses de gravidez, inclui consultas de rotina, exames de sangue, exames de imagem entre vários outros. Para mulheres saudáveis, com gestações dentro dos padrões de normalidade, as consultas são realizadas mensalmente. Contudo, gestações de risco demandam maiores cuidados e, portanto, exigem um acompanhamento mais frequente.
Para que o acompanhamento do desenvolvimento do feto e da saúde da gestante seja feito de forma correta, é preciso guardar o histórico de cada consulta, bem como de cada resultado de exame e prescrições médicas anteriores.
Agora, imagine isso feito à moda antiga, por meio de prontuários físicos? Nesse caso, o profissional de saúde precisa de espaços dedicados para armazenar documentos, tem maior gasto com papéis e ainda corre o risco de perder alguma informação relevante sobre a paciente.
Por outro lado, com um software médico nada disso é preciso. O sistema permite que o profissional faça o cadastro do paciente de forma detalhada, armazena o histórico de consultas, exames e medicações nas nuvens e pode ser consultado a qualquer momento, de qualquer lugar.
Teleconsulta prática, eficiente e segura
A teleconsulta, também conhecida como consulta por videochamada ou atendimento remoto, também é uma excelente estratégia para facilitar o dia a dia dos obstetras. A modalidade de atendimento a distância é uma alternativa para dar continuidade às consultas de rotina, independentemente da localização geográfica e horário.
Tendência na área da saúde, a teleconsulta auxilia as gestantes a tirarem dúvidas comuns sobre a gravidez. Ainda, possibilita que o médico faça diagnósticos assertivos e identifique casos de emergência. Dessa forma, o profissional pode encaminhar a paciente para a unidade de pronto atendimento mais próxima, economizando tempo e salvando vidas.
Cabe ainda salientar que a teleconsulta pode facilitar o acompanhamento médico de puérperas, ou seja, mulheres que acabaram de passar pelo parto. Queixas de dores após cesáreas e problemas relacionados à amamentação são alguns casos que podem ser tratados com o auxílio da teleconsulta.
Prescrição digital
Outra ferramenta de extrema importância em clínicas obstétricas modernas e inteligentes é a prescrição digital.
Assim como as outras soluções, ela também é integrada a um software de gestão clínica e facilita o dia a dia de médicos e pacientes, na medida em que permite o envio de prescrições médicas a distância. Na obstetrícia, a prescrição digital é muito útil em atendimentos virtuais e de emergência.
Pagamento digital integrado
Além das ferramentas já citadas, vale destacar que um bom software médico também possui soluções de pagamento integradas. Isso representa mais praticidade para os pacientes, que podem inclusive pagar pela consulta nos cartões de crédito ou débito sem a necessidade da maquininha de cartão.
Com a PayClinic, solução de pagamento para clínicas e consultórios, as gestantes podem pagar pelos serviços médicos de onde estiverem. E como se já não bastassem essas vantagens, o médico pode acompanhar o extrato de pagamentos previstos e realizados diretamente pela plataforma OnlineClinic.
Agenda eletrônica com confirmação de consulta e encaixe de pacientes
Para finalizar a lista de facilidades implementadas pela tecnologia na área da saúde, temos ainda a agenda eletrônica. A ferramenta permite que a gestante marque online as suas consultas, sem precisar perder tempo com ligações telefônicas.
Além disso, a agenda eletrônica conta com o recurso de confirmação de consulta, que envia um lembrete à gestante sobre o dia e o horário da consulta pelo celular. Dessa forma, a paciente pode confirmar, cancelar a consulta ou remarcar o compromisso. E tudo isso, de forma prática, ágil e intuitiva.
O fato é que a ferramenta ajuda a organizar a agenda médica e evita buracos ou sobrecarga no atendimento. Ademais, facilita que os horários vagos sejam cedidos a outras pacientes que estão na fila de espera de forma automática.
Segurança dos dados
De acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), estabelecimentos de saúde devem garantir a proteção dos dados sensíveis das pacientes e em uma clínica obstétrica isso não é diferente. Com o armazenamento em nuvem, as informações dos pacientes são protegidas por criptografia de dados. A tecnologia impede que os dados sejam roubados por criminosos e utilizados em fraudes.
Ainda falando em segurança dos dados, cabe ainda ressaltar que com um software médico, somente os profissionais envolvidos no atendimento têm acesso às informações pessoais da paciente. Estas, por suas vezes, são protegidas por login e senha, conforme o perfil do usuário do sistema.
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