Já pensou em ter um software de gestão na sua clínica? Conheça os benefícios de integrar soluções digitais no seu negócio
Ao contrário do que se imagina, a tecnologia não possibilita apenas uma medicina de precisão, com diagnósticos rápidos e assertivos, além de tratamentos promissores em diversas áreas da saúde. A tecnologia também impacta positivamente na administração de hospitais, laboratórios, clínicas e consultórios, otimizando tarefas, reduzindo custos, melhorando a comunicação entre as equipes de trabalho e facilitando a vida dos pacientes.
Portanto, se você é profissional da saúde, mas ainda não pensou em digitalizar os seus processos, está na hora de repensar isso. Um bom sistema para clínicas e consultórios pode aumentar consideravelmente a produtividade do seu estabelecimento de saúde e ainda garantir um excelente controle financeiro do seu negócio. Saiba como neste artigo.
O que é um software para clínicas?
Em princípio, um software de gestão é um programa que reúne em um só lugar várias ferramentas para facilitar o dia a dia de gestores e seus colaboradores. Indispensável para qualquer tipo de negócio, a solução permite registrar, organizar, consultar e analisar dados de diferentes setores da empresa, o que possibilita tomadas de decisões mais assertivas.
Só para se ter uma ideia, um software de gestão integra processos de diferentes setores da empresa, como estoque, financeiro e atendimento, por exemplo. E isso, possibilita que todos os interessados nesses processos tenham informações atualizadas de forma prática, o que melhora a comunicação entre as equipes de trabalho.
Além disso, um sistema de gestão também transforma dados complexos em informações confiáveis. Isso, por sua vez, oferece ao gestor uma visão realista do desempenho do negócio, facilitando que o mesmo se antecipe a imprevistos, identifique oportunidades e planeje os melhores investimentos para o crescimento da empresa.
Diante de tudo o que já foi exposto até aqui, vale dizer que um sistema para clínica oferece praticamente as mesmas vantagens. Contudo, com uma pequena diferença: ele facilita o dia a dia do gestor, do profissional de saúde, dos recepcionistas e também dos pacientes. E no caso de um sistema para clínica, ele ainda deve contar com tecnologias que protejam os dados sensíveis do paciente, conforme determina a LGPD na saúde.
Por que investir em um sistema para clínicas e consultórios?
Além de todas as vantagens que mencionamos anteriormente, cabe ressaltar que um software de gestão clínica deixa o estabelecimento sincronizado com as últimas tendências na área da saúde. É cada vez mais comum que hospitais, laboratórios, clínicas e consultórios utilizem recursos tecnológicos para otimizar as suas tarefas diárias e garantir um atendimento de melhor qualidade aos seus pacientes.
E se você ainda está em dúvidas de vale a pena investir em um sistema de gestão para estabelecimentos de saúde, continue acompanhando este artigo. Na sequência, listamos bons motivos para você digitalizar os seus processos o quanto antes, confira!
- . Centralização e organização dos dados da empresa;
- . Atração e fidelização de pacientes;
- . Compartilhamento de informações entre as equipes de trabalho;
- . Automação e padronização dos procedimentos de trabalho;
- . Acompanhamento remoto de pacientes;
- . Melhora gestão da equipe clínica;
- . Controle financeiro integrado;
- . Relatórios gerenciais para apoiar decisões estratégicas;
- . Mais produtividade para o estabelecimento de saúde;
- . Atendimento de pacientes personalizado e humanizado;
- . Melhora a experiência do paciente com os serviços prestados;
- . Possibilidade de atendimento independentemente da localização geográfica.
Recursos tecnológicos presentes em um software para clínicas
Conforme pontuamos anteriormente, o uso da tecnologia proporciona diversos benefícios aos profissionais de saúde e aos seus pacientes. Veja a seguir como a tecnologia tem ajudado a medicina:
Agendamento eletrônico com confirmação de consulta e encaixe de pacientes
O agendamento eletrônico possibilita que os pacientes marquem consultas online, através de um site ou aplicativo. Essa possibilidade, claro, representa mais facilidade para os pacientes, pois eles não perderão tempo com ligações telefônicas. Contudo, se traduz também como otimização do tempo de trabalho de recepcionistas, que não precisarão atender o telefone a todo instante e poderão investir o tempo que sobra em atividades mais importantes para a empresa.
Seguindo a mesma lógica, a confirmação de consulta também facilita a vida de pacientes, médicos e colaboradores da clínica. Por meio de um SMS, o paciente recebe lembretes sobre o agendamento da consulta e pode optar por confirmar ou remarcar o compromisso. A ferramenta organiza a agenda médica, regulariza o fluxo de pacientes e reduz a fila de espera por um atendimento, já que o encaixe é feito automaticamente.
Prontuário eletrônico
Já com o prontuário eletrônico, todos os dados do paciente ficam armazenados em um só lugar e podem ser acessados a qualquer momento pelo profissional de saúde. O recurso elimina o gasto com papéis, torna tudo mais organizado, centralizado e facilita o trabalho em equipe.
Além dos dados e do histórico de consultas do paciente, cabe destacar que o prontuário eletrônico também armazena as solicitações e resultados de exames, diagnósticos e prescrição de medicamentos anteriores. Ainda, mostra a evolução clínica do paciente, permitindo que o profissional de saúde identifique os padrões do sucesso do seu atendimento.
Teleconsulta prática e segura
Tendência na área da saúde, a teleconsulta, ou atendimento por videochamada, como também é conhecida, tem democratizado o acesso das pessoas à saúde. O atendimento remoto quebra barreiras geográficas, reduz custos e proporciona uma relação médico-paciente confiável e efetiva.
Além disso, a teleconsulta diminui o tempo de espera por um atendimento, permite consultas em horários mais convenientes, facilita diagnósticos e evita sobrecarga no sistema de saúde. Na pediatria, a teleconsulta tranquiliza pais e responsáveis e aproxima famílias de médicos, enfermeiros e demais colaboradores da clínica ou consultório.
Prescrição digital
Complementando a prática da teleconsulta, outro recurso tecnológico capaz de aumentar a produtividade e reduzir custos da clínica ou consultório é a prescrição digital. Tratam-se de prescrições médicas validadas e assinadas por certificado digital (E-CPF) e enviadas a distância, por meio de plataformas de gestão clínica ou e-mails, por exemplo.
A ferramenta é muito útil em casos de diagnósticos feitos por meio do atendimento remoto e que necessitem de medicamentos ou de exames complementares. Dessa forma, o paciente não precisa se deslocar até a clínica para pegar a receita ou pedido médico para exames.
Agora que você já sabe por que investir em um software de gestão clínica, está na hora de escolher uma solução que atenda todas as demandas do seu negócio com agilidade, qualidade e principalmente segurança. Conheça as soluções da OnlineClinic para a sua clínica ou consultório e faça parte da transformação digital na saúde.