Saiba como a tecnologia pode ajudar a fidelizar novos clientes e gerar satisfação do paciente com sua clínica
A Quarta Revolução Industrial, caracterizada pelo uso de tecnologias avançadas nas etapas produtivas e nos diversos modelos de negócios, tem transformado significativamente o relacionamento empresa-cliente. Hoje em dia, oferecer uma solução para a necessidade do cliente não é mais suficiente para sustentar um negócio por muito tempo. É preciso entregar valor através de produtos e/ou serviços inovadores e que de fato ofereçam benefícios capazes de melhorar a percepção que o cliente tem da sua marca.
E em se tratando de hospitais, laboratórios, clínicas e consultórios isso não é diferente. Tendência na área da saúde, a satisfação do paciente deve ser prioridade para o estabelecimento. Até mesmo porque, quanto melhor a relação profissional de saúde x paciente, maiores são as chances de atrair novos clientes, fidelizar os atuais e ter mais competitividade no mercado.
Quer saber como proporcionar uma boa experiência aos seus pacientes e se tornar referência em seu setor de atuação? Então continue a leitura e descubra como transformar o seu atendimento!
Por que a satisfação do paciente é tão importante?
Estudos revelam que um cliente insatisfeito divulga, em média, para outras nove pessoas a experiência negativa que teve com uma marca, produto ou serviço. Isso, por sua vez, faz com que milhares de empresas percam aproximadamente 15% do seu volume anual de vendas.
Justamente por isso, elaborar estratégias para aumentar a satisfação do paciente é tão importante. A prática oferece benefícios importantes aos diferentes tipos de estabelecimentos de saúde, tais como:
- . Consultas agendadas para reduzir faltas de pacientes;
- . Melhora a relação profissional de saúde-paciente;
- . Aumenta os lucros do hospital, clínica ou consultório;
- . Ajuda a fidelizar pacientes;
- . Contribui para a divulgação positiva do seu negócio;
- . Atrai mais pacientes para a clínica por meio de indicações;
- . Melhora os resultados dos tratamentos.
Como medir a satisfação do paciente?
Sem dúvida alguma, a melhor maneira de medir a satisfação do paciente é definir métricas para avaliar como foi a experiência dele em toda a sua jornada na clínica ou consultório. Felizmente, vários KPIs ajudam o gestor a compreender como foi o atendimento ao cliente, baseado em dados coletados de diferentes maneiras:
- . Pesquisa de satisfação do consumidor: um formulário físico ou digital com várias perguntas para avaliar o grau de satisfação do paciente sob diversos aspectos do atendimento;
- . TMA (Tempo Médio de Atendimento): métrica que ajuda a medir o tempo que um recepcionista ou profissional de saúde leva para solucionar o problema do paciente;
- . Número de pacientes recorrentes: quantidade de pacientes já fidelizados;
- . Número de pacientes faltantes: pacientes que faltaram às consultas agendadas em um determinado período;
- . Pacientes perdidos: número de pacientes que há anos não realizam uma consulta no estabelecimento.
Como proporcionar uma boa experiência ao paciente?
Oferecer aos pacientes uma boa experiência durante a visita ao seu estabelecimento de saúde é uma excelente estratégia para melhorar a satisfação deles com os seus serviços. Mas como fazer isso afinal? Na sequência, você vai conferir algumas práticas importantes para atrair e fidelizar pacientes, melhorar o fluxo de atendimento e aumentar o desempenho do negócio no mercado.
Facilite a marcação de consultas
Perder horas do dia tentando agendar uma consulta pode ser desanimador para os pacientes. E ao contrário do que se imagina, a experiência do paciente com o seu serviço não começa quando ele pisa em seu consultório. Absolutamente! Na verdade, já começa quando ele marca a consulta, com a percepção sobre demora, cordialidade no atendimento entre outros fatores importantes.
E o que fazer com os pacientes que estão tentando agendar uma consulta, mas não conseguem porque o telefone só dá sinal de ocupado? Nesse caso, o melhor caminho é contar com a tecnologia e investir em uma agenda eletrônica com encaixe de pacientes e confirmação de presença.
Através de uma plataforma médica, o paciente tem acesso às datas disponíveis para atendimento. E dessa forma pode, com apenas alguns cliques na tela do celular ou computador, agendar a consulta conforme o dia e o horário mais conveniente para si. Além disso, recebe por SMS uma mensagem para a confirmação de presença. Tratam-se de recursos que podem despertar o encantamento do paciente logo no primeiro contato dele com o seu estabelecimento de saúde.
Mantenha o ambiente da clínica organizado
Outra forma de melhorar a satisfação do paciente com a sua clínica ou consultório é proporcionar a ele um ambiente agradável, acolhedor e organizado enquanto espera pelo atendimento.
E mais uma vez você pode contar com a tecnologia para isso. Além de oferecer formas de entretenimento como som ambiente ou TV, por exemplo, você pode ainda disponibilizar Wi-Fi gratuitamente aos seus pacientes. Essa ação vai diminuir o nível de ansiedade deles com a espera pelo atendimento e tornar o momento mais agradável.
Ainda falando em tecnologia, vale a pena experimentar também o prontuário eletrônico. A ferramenta dispensa o uso de papéis para anotar o histórico dos pacientes e deixa tanto a recepção quanto os consultórios mais organizados. Isso porque mantém todos os registros em um só lugar, o que otimiza o tempo de trabalho das equipes e torna os atendimentos mais ágeis.
Além disso, vale destacar que o prontuário eletrônico melhora a tomada de decisões e ainda torna os processos da clínica mais sustentáveis, na medida em que se troca o uso dos papéis pela tecnologia. E como se já não bastassem todas essas vantagens, a ferramenta ainda proporciona economia com espaço físico, já que armazena todas as informações na nuvem.
Humanize o atendimento da clínica para melhorar a satisfação do paciente
E como falar em satisfação do paciente sem falar de atendimento humanizado? Na área da saúde, a abordagem envolve todos os colaboradores no atendimento de excelência ao paciente, de forma que ele se sinta acolhido em sua clínica ou consultório.
Nesse sentido, práticas simples como linguagem clara, objetiva e cordial, olho no olho, escuta ativa, atendimento individualizado e um aperto de mão já fazem toda a diferença na percepção que o paciente tem do seu estabelecimento.
Invista em um pós-consulta eficiente
Afinal, o que é pós-consulta? Como o próprio nome sugere, é o atendimento feito pelo profissional de saúde mesmo após a consulta do paciente. A estratégia serve para tirar dúvidas, acompanhar tratamento e melhorar o relacionamento médico-paciente. E felizmente, colocá-la em prática é mais fácil do que se imagina, desde que se faça com a tecnologia certa.
Tenha em mente que o pós-consulta é uma maneira de levar o atendimento de saúde para além do hospital, clínica ou consultório. E para otimizar esse processo, o ideal é contar com uma plataforma de teleconsulta segura e prática para se comunicar com o paciente de forma mais assertiva e a distância.
Conforme apresentamos neste artigo, a tecnologia aproxima profissionais de saúde de seus pacientes, ajudando a construir um relacionamento mais afetivo e duradouro. Quer melhorar a satisfação dos seus pacientes com o consultório? Então conheça a OnlineClinic, plataforma de gestão clínica que oferece mais produtividade, redução de custos e praticidade.