Melhore a qualidade do seu atendimento com dicas incríveis para a recepcionista de clínica e comece a fidelizar mais pacientes para sua clínica
Considerada o cartão de visita de um estabelecimento de saúde, a recepcionista clínica ou hospitalar é uma profissional indispensável para a sobrevivência de qualquer tipo de negócio nesse setor. Ela é a responsável por atender clientes, encaminhá-los até a sala de atendimento, atender telefonemas, receber entregas, fazer contato com operadoras de plano de saúde entre outras atividades rotineiras essenciais para o bom funcionamento da clínica ou consultório médico.
Diante de tantas responsabilidades, algumas habilidades se fazem necessárias para que a profissional consiga executar suas atividades com eficiência. Uma delas, aliás, diz respeito à capacidade de se comunicar bem com outras pessoas, por meio de uma escuta ativa e linguagem clara, objetiva e principalmente cordial. É preciso que o paciente se sinta acolhido desde a chegada na clínica, de forma que se sinta motivado a voltar sempre que preciso. Estudos revelam, inclusive, que a qualidade no atendimento melhora a satisfação e a fidelização de clientes.
Mas como melhorar o seu atendimento diante de uma rotina tão corrida? Para fazer um excelente trabalho e proporcionar uma experiência incrível ao paciente do estabelecimento, coloque em prática as dicas a seguir.
5 dicas para ser uma boa recepcionista de clínica
Certamente você já ouviu a frase “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo? Pois saiba que no caso de um estabelecimento de saúde, seja ele uma clínica médica, um consultório dentário, um centro de imagens, laboratório ou qualquer outro negócio do setor, essa primeira impressão é de total responsabilidade da recepcionista clínica.
Afinal de contas, ela é o primeiro contato do paciente com o estabelecimento de saúde. E por isso, exerce grande influência na percepção que os clientes possuem do local. Um atendimento de qualidade, por exemplo, passa uma imagem mais credível da clínica e dos serviços que ela oferece. Por outro lado, um atendimento ruim pode colocar em risco a reputação do negócio.
Se você não quer correr esse risco, veja como se tornar uma ótima secretária clínica. Sem dúvida alguma você vai atrair mais pacientes para o consultório, vai torná-los fiéis ao estabelecimento de saúde e se tornar reconhecida pelo excelente trabalho que realiza. Continue a leitura e descubra as melhores dicas para recepcionista.
Conheça mais a clínica onde trabalha
A primeira dica para se tornar uma boa recepcionista clínica ou hospitalar é conhecer mais sobre os serviços prestados pelo estabelecimento onde trabalha. Quais são os tipos de doenças tratados pelos especialistas do local? Quais são as principais dores e dificuldades dos pacientes? Quais são os tratamentos indicados?
Lembre-se de que por ser o primeiro contato do paciente com o estabelecimento de saúde, você poderá tirar dúvidas, encaminhar pacientes para exames ou tratamentos complementares entre outras questões burocráticas do local.
Por isso, conhecer melhor o local onde trabalha, os termos médicos mais comuns, os procedimentos do local entre outras questões é crucial para oferecer um excelente atendimento ao paciente e seus acompanhantes. Ao oferecer uma solução ágil e eficiente para os problemas do paciente, você passa uma imagem muito mais profissional de si mesma e do estabelecimento de saúde.
Seja uma recepcionista de clínica proativa
A proatividade é uma competência fundamental para toda e qualquer secretária clínica, pois possibilita que você resolva problemas presentes e futuros por conta própria, ou seja, sem precisar de estímulos externos. Em outras palavras, é a proatividade é a capacidade de agir sem precisar de ordens e de tomar decisões pautadas em prioridades.
Seja discreta
Além das dicas para recepcionistas citadas anteriormente, a discrição também é fundamental para prestar um bom atendimento. Afinal de contas, trata-se de uma profissional que lida com várias pessoas diariamente e, por isso, sua aparência deve ser respeitosa e focada na prestação de um serviço de excelência.
Tenha em mente que algumas clínicas e consultórios não oferecem uniforme aos seus recepcionistas, e nesse caso, o bom senso deve ser prioridade. Evite usar roupas decotadas, maquiagem exagerada, acessórios e unhas chamativos. Use sempre uma linguagem cordial e apropriada para o perfil do paciente.
Mantenha o sigilo das suas atividades
A recepcionista clínica ou hospitalar também lida com dados sensíveis dos pacientes. E, de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), esses dados só podem ser compartilhados com a autorização expressa dos seus titulares.
Nesse contexto, é importante ter uma postura profissional diante de informações particulares. Ou seja, você não deve comentá-las com absolutamente ninguém, ainda que seja da própria equipe de trabalho. Além disso, tenha muito cuidado ao enviar laudos e informações através de aplicativos de mensagem para que não tenham destino errado.
Recepcionista de clínica tem que manter a recepção organizada
Por fim, mas não menos importante, cabe ainda ressaltar que a organização é a palavra-chave para melhorar a experiência do paciente com o seu atendimento. Uma recepção organizada facilita a gestão da clínica, na medida em que possibilita encontrar com facilidade documentos e prestar serviços mais ágeis e eficientes.
Mas não apenas isso. A organização também demonstra a sua dedicação pelo trabalho e melhora a impressão que o paciente tem do estabelecimento de saúde como um todo. Lembre-se: “a primeira impressão é a que fica”…
Como a OnlineClinic pode melhorar o atendimento da recepcionistaa de clínica?
Além das habilidades e competências profissionais, a recepcionista clínica ou hospitalar pode contar com a tecnologia como aliada na hora de prestar um bom atendimento. A OnlineClinic é uma plataforma de gestão de saúde que reúne em um único lugar várias soluções para aumentar a produtividade do setor.
Com a OnlineClinic, os pacientes podem marcar consultas online, por meio do recurso de agenda eletrônica com confirmação de consulta e fila de espera. O recurso oferece mais produtividade aos profissionais da recepção e reduz custos. Afinal de contas, ao automatizar a marcação de consultas, a recepcionista recebe menos chamadas telefônicas e não precisa mais ficar ligando para os pacientes para confirmar consultas.
Além disso, a OnlineClinic também mantém a recepção organizada, pois oferece o recurso de prontuário eletrônico. Ele dispensa o uso de fichas de papel e facilita as atividades do dia a dia. E como se já não bastassem todas essas vantagens, a plataforma ainda oferece ao médico uma visão panorâmica de todo o negócio, otimizando a gestão da clínica.
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