Investir em tecnologias que facilitem o relacionamento com o seu público é sem dúvida a dica mais importante para que você consiga aumentar o número de pacientes da sua clínica ou consultório médico.
Um dos principais desafios para donos e/ou gestores de clínicas médicas é o de conseguir aumentar o número de pacientes da sua clínica ou consultório. Seja para profissionais da saúde já consagrados, com bastante experiência e tempo de atuação, ou médicos recém-formados que agora sonham em abrir o seu próprio consultório e precisam desenvolver estratégias para atrair paciente, todos devem ter em mente que, além do investimento humano, que passa por um atendimento de qualidade, a dica mais importante para atingir bons resultados é o investimento em tecnologias que irão auxiliar na hora de se relacionar com o público.
No blog de hoje iremos dar 5 dicas atreladas ao uso de tecnologias para que você lote a sua agenda de consultas. Vamos lá?
1. Lembre os seus pacientes que eles têm consulta
Você sabia que o esquecimento de consultas é um dos principais motivos que leva o paciente a faltar a um atendimento? Para evitar que isso aconteça é extremamente importante que a sua clínica ou consultório invista em tecnologias que lhe auxiliam, por exemplo, o disparo de SMS para os pacientes, lembrando-os que o dia da consulta médica está chegando.
Um bom software de gestão é um ótimo exemplo de tecnologias que o seu consultório deve investir para otimizar essa etapa da jornada do paciente. Esses sistemas possuem a funcionalidade de enviar e-mail e mensagens para os pacientes lembrando um dia antes sobre a consulta.
No caso de cancelamento, ainda é possível encaixar novos pacientes que estejam na lista de espera. Afinal, uma brecha na agenda significa perda financeira para quem recebe por hora trabalhada, concorda?
2 – Agendamento Eletrônico
Como você organiza a sua agenda médica? Se ainda usa papel e caneta ou planilhas, então repense sobre essa falta de organização. Parte importante da gestão de clínicas e consultórios é ter o agendamento online e evitar erros e otimizar processos e consequentemente, aumentar o número de pacientes. E essa é a nossa segunda dica.
Graças ao “boom tecnológico” o comportamento das pessoas mudou, e elas não querem mais receber ligações ou terem que ligar para agendar consultas, por exemplo. Uma clínica que entende isso sai muito na frente dos concorrentes e atrai mais clientes para o negócio.
Com uma boa ferramenta de gestão de clínica você é capaz de realizar agendamentos eletrônicos e ter acesso a vantagens como: Agendamento de Consultas, Prazos para retornos; Envio de SMS para confirmação de presença; Encaixes; Sala de espera e muito mais.
3 – Faça Teleconsultas
Devido à pandemia de coronavírus, as teleconsultas cresceram em número exponencial, não só no Brasil, mas também em todo o mundo. Sendo assim, oferecer essa modalidade é uma ótima maneira de aumentar o número de pacientes. Para isso, investir em uma ferramenta de gestão que ofereça o serviço de forma segura e prática é a forma mais rápida e eficiente de implementar esse tipo de consulta dentro da sua clínica e aumentar os pacientes.
A vantagem das teleconsultas é que o seu paciente não precisa perder tempo se deslocando para ser atendido, o que facilita o acesso a sua clínica. E é ideal para consultas de retorno, quando só são necessários atendimentos com a validação de diagnósticos clínicos.
4 – Aposte no Marketing e divulgue a sua clínica
Certamente você já deve ter ouvido aquela famosa frase “quem não é visto, não é lembrado”. Essa frase também vale para a sua clínica. Afinal, se os seus pacientes não sabem que ela existe, como vão chegar até você? Sendo assim, é importantíssimo que você aposte em estratégias de marketing para atrair o seu público.
O marketing digital, ancorado por blogs e redes sociais, é uma ótima forma de fazer isso, disseminando conhecimento sobre a sua especialidade e o seu consultório. Investir em mídias pagas, como anúncios em Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube também é bastante indicado.
5 – O bom atendimento é a “cereja do bolo”
O bom atendimento ao seu paciente, é o que de fato irá garantir que ele volte sempre que precisar de um serviço médico, por isso, essa dica também entra no grupo das principais.
Vale ressaltar, que um atendimento não começa quando você atende o paciente, ele se inicia lá atrás, no primeiro contato com a secretária, por exemplo, ao enviar uma mensagem solicitando um horário. Ali ele já começa a analisar se demorou a ser respondido, se a pessoa que o atendeu foi educada e cordial, se ele se sentiu confortável ao interagir com a sua clínica, e principalmente, se ele se sentiu especial e único. É isso mesmo, os pacientes gostam de se sentirem especiais e únicos, na verdade todos gostamos disso, correto?!
Contudo, para que isso seja possível, é preciso fazer um treinamento com os funcionários para que eles atendam com cordialidade. Os médicos da clínica também precisam atender esse quesito, isso porque os pacientes que se sentem satisfeitos além de retornar, também indicam novos pacientes.
Por isso é tão importante estar atento à imagem que passa do consultório, que começa desde o momento do agendamento, recepção, sala de espera, e só depois o atendimento médico. Continuando inclusive no pós-atendimento.
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