Gestão clinica

Gestão clínica: sabia que você é administrador de uma empresa?

Empreender na área da saúde é uma atividade repleta de desafios, mas que podem ser superados com um software de gestão para clínicas e consultórios. Saiba mais.

Empreender na área da saúde pode trazer muitos desafios, mas também sucesso. Porém, você precisa se ver como um administrador de clínica, ou seja, alguém que sabe gerenciar desde o controle financeiro até os recursos humanos e organizar o funcionamento do espaço.

Felizmente, hoje há várias tecnologias para ajudar nessa missão. Elas automatizam processos e transformam você em um profissional de gestão em saúde.

Quanto mais você se posicionar como um responsável pela gestão da clínica, mais o seu perfil de administrador alcançará novos resultados. Você ainda não sabe bem como fazer isso? Confira mais neste artigo para mudar a sua atitude e pensamentos!

Gestão da clínica: por que é tão importante?

Mesmo que você seja um ótimo profissional de saúde, isso não basta quando o assunto é a gestão da clínica. Para isso, você precisa ser um administrador de empresas, o que traz novos desafios. 

Só para você ter uma ideia, administrar bem o seu estabelecimento de saúde atrai mais pacientes para a sua clínica, melhora o relacionamento médico-paciente e a saúde financeira da empresa. Além disso, mantém em dia as diversas exigências burocráticas do setor, facilita a precificação de produtos e serviços e aumenta a competitividade da empresa frente à concorrência.

Embora a maioria dos profissionais que trabalham com saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos e outros, não aprendam sobre empreender na faculdade, eles vão precisar dessa habilidade. E para isso, um software de gestão clínica pode fazer toda a diferença na vida do profissional. 

Por meio de ferramentas úteis e integradas, a solução ajuda facilita os agendamentos de consultas, o acompanhamento clínico de pacientes, oferece previsibilidade das contas a receber e permite aplicar os recursos financeiros de maneira inteligente. 

Além disso, um sistema de gestão clínica também favorece a teleconsulta de maneira prática e segura entre outros recursos que otimizam o seu tempo, garantem a organização da clínica e aumentam a retenção de clientes.

Como melhorar a gestão da clínica?

Você já entendeu que precisa atuar como um administrador de clínica que sabe resolver e gerenciar problemas e pessoas. Mas e como fazer isso da melhor forma? Nos tópicos a seguir você vai conferir alguns exemplos que ajudam a entender como colocar a sua melhor versão de administrador em prática!

Tenha foco nas metas

Como você pretende que a sua clínica esteja daqui a cinco ou dez anos? Se não tem resposta para essa pergunta, então precisa pensar melhor. Um administrador de clínica que estabelece metas tem mais motivação para alcançá-las e sabe o que fazer para isso.

Você pode traçar uma meta de lucros, expansão, número de funcionários e de atendimentos, por exemplo. O importante é definir bem essas metas para saber o que precisa fazer por elas. Você poderá visualizar de forma clara quais pontos precisa melhorar para atingir os planos.

Uma forma de acompanhar como está o ritmo rumo às metas é ter relatórios. Felizmente, o sistema de gestão de clínicas OnlineClinic oferece essa funcionalidade. Assim, você pode tanto prever problemas quanto oportunidades, ajustando o que for necessário.

Mantenha o controle financeiro

Não existe um administrador de clínica competente sem um ótimo sistema de controle financeiro por trás. E se você ainda faz as contas no caderno, cria tabelas que não preenche ou deixa cada informação em um lugar, comece a abandonar esses hábitos.

O segredo de uma boa gestão da clínica começa em ter tudo organizado e automatizado quando se fala em finanças. Você precisa enxergar todas as suas receitas de forma prática, incluindo as despesas e o que tem para receber. Não é fácil fazer isso, mas também não é impossível.

O mais importante é ter um software para gestão de clínica que possa concentrar todas essas informações. Se ela puder apresentar também o estado atual do estoque e oferecer relatórios, será melhor ainda.

Um dos principais erros na gestão da clínica pode ser justamente ignorar a importância de entender as suas finanças. E por mais que você esteja operando no positivo, sempre pode melhorar. Concentrar e automatizar tudo diminui a chance de erros, permite crescer e ainda economiza o seu tempo.

Controle a agenda médica

Você já reparou como dá trabalho organizar toda a agenda da clínica? E se fosse possível deixar isso de forma mais moderna, prática e com menos erros? Uma agenda eletrônica ajuda nessa tarefa e deixa o seu trabalho ainda mais profissional.

Graças a esse tipo de recurso, você diminui a chance de consultas marcadas no mesmo horário, clientes que se esquecem da consulta ou até mesmo tempo ocioso. A OnlineClinic traz essa funcionalidade de uma forma bem completa para ilustrar o que você pode fazer:

  1. . Agendar consultas presenciais e teleconsulta online;
  2. . Determinar automaticamente os prazos para retornos;
  3. . Enviar SMS de confirmação da consulta;
  4. . Bloqueio de horários;
  5. . Sala de espera;
  6. . Encaixe automático de pacientes

 

Além disso, é possível ensinar a secretária para que ela mesma faça o uso da plataforma. Essa precisa ser uma prioridade para um administrador de clínica.

Use a tecnologia ao seu favor

A sua clínica trabalha com prescrição digital ou prontuário eletrônico? Se você respondeu que não, então saiba que a gestão da clínica precisa melhorar. 

Oferecer a prescrição digital já é quase um pré-requisito para certificar a qualidade da sua clínica hoje em dia. Atualmente, as pessoas procuram cada vez mais um atendimento moderno onde possam receber suas receitas com facilidade por diferentes canais digitais como e-mail, WhatsApp entre outros.

E não se trata apenas de agradar o paciente, mas também de facilitar a sua vida. Além de evitar letras ilegíveis que dificultam o tratamento do paciente com a prescrição digital, contar com o prontuário eletrônico também torna o seu atendimento mais ágil e assertivo. Afinal, ao invés de vários papéis ou então muitas pastas no computador sobre cada pessoa que atende, você terá tudo centralizado em um único sistema. 

O software para gestão de clínicas OnlineClinic contempla todos os serviços que você precisa para oferecer um atendimento de excelência aos seus pacientes. Teste gratuitamente a plataforma por 7 dias e administre a sua clínica com autonomia e assertividade.

Posts relacionados

Categorias