Prescrição Digital para Letra Legível

Prescrição digital: acabe para sempre com a letra ilegível

De acordo com o Código de Ética Médica, é vedado ao profissional de saúde receitar, atestar ou emitir laudos de forma ilegível. Saiba como a prescrição digital pode acabar com esse problema de uma vez por todas.

Um problema antigo entre pacientes e profissionais de saúde são as prescrições médicas. Nem todos entendem o que está escrito geralmente por causa de letra ilegível, o que causa muita confusão, inclusive na hora de comprar e tomar os medicamentos. Nesse contexto, a prescrição digital surge como alternativa eficaz para acabar com o problema. Tendência na área da saúde, ela facilita a vida do paciente e otimiza a rotina de quem a escreve.

Além de facilitar o entendimento do receituário por pacientes e farmacêuticos, a prescrição médica eletrônica também possibilita que profissionais de saúde atendam por teleconsulta. Com essa opção, o documento é assinado digitalmente e enviado pela internet. Ou seja, além de ser uma prática moderna, também é mais segura e com ela, todos saem ganhando. Se você trabalha na área da saúde, aproveite o artigo a seguir para entender tudo sobre essa opção!

O que é a prescrição digital?

A prescrição ou receita digital é simplesmente uma forma mais moderna de receitar os remédios e recomendações clínicas aos seus pacientes. Ao invés de escrever com a mão em um papel, você tem um documento personalizado para escrever no computador e compartilhar de diversas formas.

Você pode enviar ao paciente pelo WhatsApp e e-mail, por exemplo. Assim como no modelo antigo de prescrição, também pode escrever o nome do medicamento, como ele deve ser administrado e outras recomendações. Você também pode usar um modelo padrão para cada protocolo de saúde, o que torna o seu trabalho muito mais fácil. E, em casos de medicamentos de uso contínuo, pode aproveitar os dados da receita anterior para prescrever a próxima.
Além disso, a prescrição médica eletrônica pode trazer todas as informações que você precisa inserir. Dentre elas, estão a sua marca, nome, número do CRM, contatos da clínica e até mesmo a assinatura digital.

Por que substituir a prescrição manuscrita pela digital?

Antes de entender a receita digital e como funciona, você precisa pensar sobre a prescrição manuscrita que está usando até hoje. Pense em todo o trabalho que você tem de comprar o material e personalizar as folhas, por exemplo. Afinal, todo cuidado com a apresentação do seu trabalho é importante.

Além disso, faça as contas de quantas vezes o paciente reclamou que não entendeu a letra ou que na farmácia não conseguiram ler. Sem dúvida, isso é parte da sua rotina, certo? E não é difícil de entender: a rotina agitada, horas de plantão e nomes de remédios complicados acabam causando isso. Todavia, lembre-se que de acordo com Capítulo III, artigo 11 do Código de Ética Médica, é vedado ao profissional de saúde receitar, atestar ou emitir laudos de forma secreta ou ilegível.

Por isso, mais e mais profissionais têm buscado alternativas para evitar todo esse trabalho com a prescrição escrita à mão. Quem está atendendo por teleconsulta já precisou buscar essa alternativa e descobriu que ela pode ser muito mais simples, econômica e prática.

E você também precisa pensar no seu paciente como um consumidor que tem mudado os hábitos nos últimos anos. Pessoas mais novas, por exemplo, fazem tudo pelo celular, e certamente gostariam de ter essa facilidade com os medicamentos que precisam comprar.

Até mesmo os pacientes idosos têm optado por essa alternativa por ser muito mais fácil de ler. Ou seja, todos os públicos se adaptam bem e preferem não precisar adivinhar o que está escrito no papel.

Vantagens da receita digital

Você conferiu alguns pontos importantes sobre a receita digital até agora, mas as vantagens vão ainda mais longe. Confira um pouco mais nos tópicos a seguir:

  1. . Segurança: a prescrição online evita erros com remédios que podem causar efeitos colaterais ao paciente e até mesmo pode ser integrado ao prontuário do paciente;
  2. . Evita perdas: é comum o paciente sair da consulta e perder a receita, mas com a opção digital basta ele acessar novamente ou você reenviar em um clique;
  3. . Legibilidade: a facilidade da leitura da receita é o ponto mais importante, evitando dificuldades na hora de comprar o remédio na farmácia;
  4. . Agilidade: com o modelo já pré-pronto da prescrição online, você apenas preenche alguns itens no computador e ela já está pronta;
  5. . Envio prático: você precisa apenas de um clique para enviar a receita digital por e-mail, SMS, WhatsApp ou outros aplicativos de mensagem;
  6. . Adaptado à teleconsulta: esse é um tipo de alternativa que já nasce no digital e otimiza ainda mais os profissionais que podem atender pela teleconsulta e antes não conseguiam enviar as receitas;
  7. . Proteção jurídica: a prescrição online tem menos risco de fraude da sua assinatura e garante o sigilo do paciente quando é feita na plataforma certa.

Como implementar a prescrição digital em sua clínica ou consultório?

Se você quer ter todas as vantagens completas da prescrição médica eletrônica, então precisa do sistema certo. Acredite: criar um documento padrão para você sem segurança ou integração com os dados dos pacientes não basta.

A boa notícia é que a OnlineClinic facilita esse trabalho e traz todos os serviços digitais para profissionais de saúde em uma única plataforma. A opção da receita digital no sistema é integrada a um software que permite toda a gestão de clínicas e consultórios, incluindo o próprio prontuário eletrônico do paciente.

Você também pode fazer a teleconsulta e em seguida já preencher o prontuário e depois enviar em poucos segundos a prescrição ao paciente. Tudo isso de forma online, prática e segura. Outro ponto positivo é saber que todos os dados do paciente ficarão salvos na nuvem, ou seja, estarão seguros e não correm o risco de serem apagados ou extraviados. 

Além disso, você pode assinar digitalmente a prescrição no padrão ICP-Brasil, o que é fundamental hoje em dia. Depois, você pode inclusive consultar o histórico das receitas, revisar os documentos e outras ações, conforme a sua necessidade.

O software de gestão de clínicas OnlineClinic também é intuitivo, de fácil uso e pode integrar diferentes setores do estabelecimento de saúde. Tudo isso ajuda a economizar tempo e recursos no seu dia a dia.
A OnlineClinic não é apenas uma alternativa para você usar a prescrição digital, mas também para melhorar toda a gestão do seu consultório ou clínica. Você pode testar gratuitamente por 7 dias as funcionalidades da plataforma e descobrir como ela pode transformar o seu atendimento!

Posts relacionados

Categorias