pagamento online na clínica

Sua clínica ainda usa maquininha? Benefícios do pagamento online para seus pacientes

Atenda pacientes presencialmente ou virtualmente com os meios de pagamentos online para clínicas e consultórios. Saiba mais

Os meios de pagamentos para clínicas se tornam cada vez mais modernos: a ideia de pagar com dinheiro quase não existe mais, enquanto a máquina de cartão também fica para trás. E quais são as novas tendências e alternativas na área da saúde? Em geral, a ideia é facilidade, praticidade e segurança, tanto para o estabelecimento quanto para os pacientes.

Além da facilidade do pagamento em si, que é uma prioridade para o cliente, é importante pensar no controle financeiro da clínica. Portanto, quanto mais meios de pagamentos inovadores, seguros e práticos, melhor. Neste artigo você vai descobrir exatamente como deixar a gestão da sua clínica mais moderna!

Por que substituir a maquininha de cartão por um meio de pagamento online?

As famosas maquininhas de cartão mudaram muito as formas de pagar por produtos e serviços, não é verdade? Você talvez nem lembre como era difícil antes de elas surgirem, mas essa história já começa a ficar no passado.

Embora tenham sido ótimas durante uma certa época, a máquina de cartão nem sempre agrada todos os clientes. Se você atende por teleconsulta, por exemplo, não basta ter uma máquina desse tipo, pois ela precisa ser realizada presencialmente. No mundo de hoje, as barreiras entre o físico e o digital quase não devem mais existir.

Além disso, saiba que a máquina de cartão pode ser cara para a clínica ou consultório. Entre os custos, há desde aluguel, taxas para a manutenção até juros envolvidos em cada transação. O problema disso é que muitas vezes esse custo a mais precisa ser repassado para o cliente, que pode notar a diferença com outras clínicas.

Ademais, nem sempre a máquina de cartão também se mostra muito segura. Com os golpes aplicados quando alguém usa o cartão em determinada máquina fisicamente, as pessoas têm evitado esse tipo de pagamento.

Vantagens dos meios de pagamentos digitais para clínicas

Se a máquina de cartão está ultrapassada, quais meios de pagamento para clínicas podem ser indicados? O ideal é apostar no pagamento online, que facilita a rotina dos clientes e a gestão da clínica.

Hoje em dia, seis entre dez transações bancárias são feitas por meios digitais, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Ou seja, os consumidores estão cada vez mais adaptados a esse meio de pagamento. Se você oferece essa vantagem, muito além de uma máquina de cartão, já possui um diferencial competitivo no mercado.

O pagamento online não é aquele que você usa a máquina de alguma outra forma, não se engane. Na prática, os serviços bancários e das operadoras de cartão de crédito é intermediado por uma plataforma de gestão médica como a OnlineClinic. A ferramenta possibilita que os pacientes paguem por consultas, exames e procedimentos com cartão de crédito e cartão de débito online de onde estiverem. 

E por que escolher este método? Entenda alguns benefícios nos tópicos a seguir!

Diminui os riscos de inadimplência

Diferentemente das transferências e pagamentos instantâneos, os pagamentos online com cartões de débito e crédito são assegurados pela instituição financeira. Isso significa que não existe o risco de o paciente esquecer de pagar pelo serviço, cheque voltar por falta de fundos entre outros contratempos.

Por outro lado, com os pagamentos digitais o médico não fica sem receber os valores dos seus serviços. Além disso, pode oferecer a oportunidade de o paciente parcelar a consulta ou procedimento no cartão de crédito. Para o profissional de saúde, essa facilidade representa receita recorrente. Para o paciente, mais saúde e bem-estar.

Mais segurança nos pagamentos

Além de ser mais prático, o pagamento online também é mais seguro. Com o aumento de fraudes com cartões de créditos em máquinas, isso faz toda a diferença na escolha do cliente por uma clínica.

Com o pagamento online, os dados do paciente são criptografados. E isso, por sua vez, impede o uso indevido por criminosos, conforme previsto na Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD).

Mas não apenas isso. O meio de pagamento online também evita que os pacientes andem com dinheiro, além de acúmulo de recursos financeiros no caixa da empresa, reduzindo os riscos de furtos e assaltos.

Melhora a gestão financeira

O bom funcionamento da clínica depende de uma gestão financeira eficiente, não é mesmo? Como o meio de pagamento online geralmente é integrado a sistemas de gestão de clínicas e consultórios, essa tarefa é mais simples.

O pagamento online permite ter menos perda de recursos, pagar menos taxas e receber o dinheiro de forma mais rápida. Além disso, integrar o sistema a plataformas médicas completas como a OnlineClinic, permite automatizar o processo financeiro e saber o quanto você vai receber e quando.

Conquista mais pacientes

Quem atende por teleconsulta sabe que oferecer facilidades de pagamentos é fundamental. Afinal, a modalidade possibilita que os pacientes paguem pelos serviços, mesmo a distância. 

Os meios de pagamentos digitais também se mostram vantajosos para todos aqueles que desejam agilidade, segurança e menos tempo de espera para fazer o pagamento. Isso melhora a experiência do paciente, que não precisa ir até um caixa eletrônico sacar dinheiro, não enfrenta filas e ainda pode pagar sem sair de casa. Todas essas vantagens atraem, fidelizam pacientes e melhoram a imagem da clínica ou consultório no mercado.

OnlineClinic e PayClinic, sistema de pagamento online para clínicas e consultórios

Conforme você leu acima, a melhor maneira para manter o controle financeiro da clínica é optar pelo pagamento online e usar um sistema integrado. A plataforma da OnlineClinic oferece essas duas vantagens, permitindo atrair mais pacientes e melhorar a gestão clínica.

Usar o PayClinic para receber pagamento online é simples. O link de pagamento pode ser enviado ao cliente via SMS, e-mail, QR-COde ou digitado diretamente na clínica. A vantagem é que todas as transações já são enviadas diretamente para a ferramenta de controle financeiro da OnlineClinic, permitindo que o médico acompanhe diariamente o extrato de pagamentos previstos e realizados diretamente pela plataforma de gestão.

A OnlineClinic ajuda a aumentar a segurança dos dados dos pacientes de acordo com a LGDP, garante meios de pagamento online e ainda tem relatórios em tempo real para acompanhar o desempenho da empresa. Teste gratuitamente a plataforma de gestão clínica da OnlineClinic e atraia cada vez mais pacientes!

Posts relacionados

Categorias