Gestão de equipe médica

Gestão de equipe para sua clínica: Saiba a importância

Sua equipe está pronta? Veja o passo a passo de como a tecnologia pode auxiliar na gestão da sua equipe e melhorar os resultados da sua clínica

Precisa melhorar o atendimento em seu estabelecimento de saúde? Uma boa gestão de equipe pode ser a solução que o seu negócio tanto precisa para promover a assistência que os seus pacientes merecem de forma efetiva. A atividade ajuda a criar um ambiente de trabalho mais produtivo, engaja os colaboradores e contribui para que todos exerçam suas atividades de forma a alcançarem os objetivos organizacionais.

 

Mas como melhorar o desempenho da clínica no mercado? Confira neste artigo algumas dicas práticas e eficazes para aumentar a produtividade do seu hospital, clínica ou consultório e se diferenciar da concorrência!

 

O que é gestão de equipe?

 

Em princípio, a gestão de equipes consiste em uma série de estratégias capazes de motivar os colaboradores para que eles alcancem melhor desempenho em suas atividades. A atividade é extremamente importante para qualquer tipo de negócio, pois ajuda a cumprir metas, estimula o aprimoramento profissional, desperta o espírito de trabalho em equipe e melhora a percepção que os colaboradores têm da empresa.

 

Sendo um estabelecimento de saúde uma pessoa jurídica com missão, visão e valores, além de compromisso com a promoção de saúde de qualidade, não é exagero afirmar que a gestão de equipe clínica também é crucial para o bom funcionamento do negócio. Com foco no coletivo, a prática otimiza processos, melhora a comunicação interna, atribui tarefas de acordo com o perfil de cada colaborador e aumenta a rentabilidade do empreendimento.

Importância da gestão de equipes em clínicas e consultórios

Entenda a seguir quais são os benefícios da gestão de equipes em estabelecimentos de saúde:

 

  1. . Alinhamento dos funcionários com a cultura organizacional;
  2. . Maior satisfação dos colaboradores com a empresa;
  3. . Atendimento humanizado para os pacientes;
  4. . Atração e fidelização de pacientes para clínicas e consultórios;
  5. . Melhoria dos serviços prestados;
  6. . Troca de experiências entre as equipes de trabalho;
  7. . Tarefas mais ágeis e assertivas;
  8. . Aumento dos lucros do estabelecimento;
  9. . Melhora a experiência do paciente com a clínica ou consultório.

Como fazer uma boa gestão de equipe na área da saúde?

A gestão médica pode ser realizada pelo médico empreendedor ou por profissionais especializados em gestão de pessoas, não importa. O importante, na verdade, é que o trabalho seja realizado por pessoas que consigam superar os desafios de administrar um hospital, clínica ou consultório no dia a dia.

 

E como fazer isso afinal? Felizmente, com algumas práticas simples é possível integrar as equipes, organizar os processos e atender as demandas do mercado com eficiência. Confira!

Treine a sua equipe

 

Oferecer cursos, treinamentos e palestras é uma excelente estratégia para deixar seus colaboradores mais motivados e melhor preparados para o dia a dia na empresa. Funcionários mais capacitados realizam melhor as suas tarefas, atendem melhor os pacientes e se tornam mais conscientes das suas responsabilidades dentro do negócio.

 

Mas não apenas isso. O treinamento de equipes também contribui para o desenvolvimento profissional, aprimoramento de técnicas e retenção de talentos para a empresa.

Ofereça incentivos conforme o desempenho dos colaboradores

 

Sem dúvida alguma reconhecer os esforços dos funcionários no alcance de metas e resultados é outra maneira de fazer uma boa gestão de equipe.

Quando a clínica alcança a meta de pacientes conquistados ou fidelizados, redução nos níveis de inadimplência, aumento de faturamento ou indicações, é importante que o gestor comemore os resultados com todos os envolvidos nesse sucesso.

 

Para isso, no entanto, não é preciso investir em grandes ações. Pequenos incentivos, aliás, são capazes de recompensar os colaboradores e permitir que eles se sintam importantes dentro de cada conquista da empresa, tais como:

 

  1. . Conceder um dia de folga;
  2. . Oferecer participação nos lucros caso alcancem as metas financeiras da empresa;
  3. . Flexibilizar a carga horária;
  4. . Dar feedbacks positivos em reuniões e e-mails;
  5. . Estimular ainda mais a interação entre as equipes por meio de coffee breaks, almoços e happy hour;
  6. . Oferecer descontos em universidades;
  7. . Escrever cartas de recomendações em redes sociais profissionais como o LinkedIn.

Trace metas realistas e alcançáveis

 

Se a gestão de equipe clínica envolve traçar estratégias para que os colaboradores alcancem as metas da empresa, é preciso prestar atenção às exigências. Afinal de contas, estipular metas inalcançáveis e desalinhadas com a realidade da clínica ou consultório só vai gerar frustração e insatisfação por parte da equipe clínica.

 

Nesse sentido, a tecnologia é primordial para uma análise de dados confiáveis e adoção de metas assertivas. Um bom software de gestão para clínicas e consultórios, por exemplo, oferece uma visão panorâmica de todo o negócio ao gestor, ajudando-o a conhecer inclusive o desempenho do estabelecimento em um determinado período.

 

Por meio de relatórios estatísticos com dados como atendimentos realizados por período, faturamento dos procedimentos executados, falta de pacientes agendados entre outras informações, o gestor médico consegue identificar padrões de sucesso ou não. Dessa forma, ele consegue se antecipar a imprevistos, promovendo os ajustes necessários para melhorar os resultados da clínica ou consultório.

 

Use a tecnologia como grande aliada para fazer uma boa gestão de equipe

 

Conforme pontuamos anteriormente, a gestão de equipe clínica tem como foco principal o trabalho em equipe e o alinhamento dos colaboradores com a cultura organizacional para a promoção de serviços de saúde de qualidade. 

 

Nesse contexto, nada melhor do que a tecnologia para integrar equipes, simplificar tarefas, otimizar o tempo de trabalho e aumentar a produtividade do estabelecimento de saúde. É preciso ter em mente que somente com a padronização de processos é possível oferecer um atendimento ágil, eficiente e principalmente humanizado aos pacientes.

 

É preciso, portanto, organizar e centralizar as informações em um só lugar para que profissionais da saúde, recepcionistas e demais colaboradores tenham acesso às informações importantes para a realização de suas atividades. Diante disso, a OnlineClinic surge como solução para gerenciar o dia a dia das equipes de trabalho de qualquer lugar.

 

A plataforma de gestão médica oferece ferramentas inteligentes que facilitam a vida do gestor de saúde e de seus pacientes, como por exemplo:

 

  1. . Agenda eletrônica com confirmação de consulta e encaixe de pacientes;
  2. . Teleconsulta ilimitada, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados;
  3.  
  4. . Prescrição digital;
  5. . Controle de estoque;
  6. . Prontuário eletrônico;
  7. . Controle financeiro e de produtividade e muito mais.

 

Viu só como a tecnologia pode te ajudar a melhorar os resultados da sua clínica ou consultório? Então que tal contar com soluções inteligentes, práticas e integradas para fazer uma boa gestão de equipes e aumentar a produtividade do seu negócio? Controle a sua clínica de onde estiver com apenas alguns cliques na tela do seu computador ou celular. Conheça as soluções da OnlineClinic e eleve a sua gestão a outro nível.

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