Cortas os gastos da sua clínica

5 dicas para começar a cortar os gastos da sua clínica ainda hoje!

Está se assustando com a fatura no final do mês? Confira 5 dicas para reduzir os custos da sua clínica hoje mesmo!

Assim como todo e qualquer tipo de negócio, um estabelecimento de saúde também possui despesas. Contas de água, luz, telefone, internet, aluguel e pagamento de funcionários são exemplos de gastos que pesam no orçamento de clínicas e consultórios, mas que garantem o funcionamento do negócio e, por isso, não podem ser negligenciados. Então, como cortar gastos sem prejudicar a produtividade dos colaboradores e sem comprometer a qualidade do atendimento?

Se você é gestor da área da saúde e está se assustando com os valores das faturas no final do mês, não deixe de ler este artigo até o final. Nele, você vai compreender como fazer um controle financeiro da clínica de forma eficiente para aumentar os lucros e planejar bons investimentos em prol do crescimento do negócio. Acompanhe.

5 dicas para cortar gastos da clínica de maneira inteligente

As dicas a seguir vão te ajudar a aplicar os recursos financeiros da sua empresa de forma inteligente, confira!

1. Analise as receitas e despesas da clínica

Saber de onde vem o seu dinheiro e para onde ele vai é o primeiro passo para fazer um bom controle financeiro da clínica. E sem dúvida alguma uma das melhores maneiras de fazer isso é anotar detalhadamente e diariamente todos os recebimentos e pagamentos da empresa. 

Dessa forma, você vai conseguir compreender quais contas estão consumindo mais recursos financeiros. Assim, vai poder planejar ações para enxugar gastos, como negociar com fornecedores, trocar ligações telefônicas por mensagens de WhatsApp, entre outras estratégias.

2. Corte gastos supérfluos

Após identificar as receitas e as despesas, o próximo passo é cortar os gastos desnecessários. Avalie a possibilidade de trocar o plano da internet, cancelar a TV por assinatura, desligar o ar-condicionado em dias frios, entre outras medidas.

3. Converse com seus colaboradores sobre a necessidade de cortar gastos

De nada adianta traçar excelentes estratégias para a redução de gastos da clínica se toda a equipe de trabalho não estiver envolvida na missão. Nesse sentido, vale a pena estimular o consumo consciente entre os colaboradores, promovendo algumas práticas que ajudam a manter a saúde financeira do estabelecimento de saúde, tais como:

  • . Substituir copos descartáveis por copos ou garrafas reutilizáveis e de uso pessoal;
  • . Apagar as luzes dos ambientes que não estão sendo utilizados (banheiro, copa, consultórios vazios);
  • . Evitar a impressão de e-mails;
  • . Utilizar folhas impressas e sem utilidade como rascunho para anotação;
  • . Usar a água para lavar utensílios e mãos de forma consciente;
  • . Na hora de ir embora, sempre desligar computadores e demais equipamentos.

Ensinar seus colaboradores como cortar gastos certamente vai trazer mais economia para a sua clínica ou consultório, mantendo o fluxo de caixa sempre positivo. Isso, por sua vez, vai possibilitar que você mantenha as contas em dia, se antecipe a imprevistos e tome decisões mais assertivas para o crescimento do seu estabelecimento de saúde.

4. Cuidado com as datas de pagamento das contas do consultório

Não pagar as contas em dia pode comprometer seriamente a saúde financeira da sua empresa. Afinal, não respeitar os prazos de pagamento é um erro de gestão que acarreta juros, multas entre outros encargos financeiros. E, dependendo do valor da conta, essa simples falta de cuidado pode causar prejuízos financeiros significativos.

5. Invista em uma plataforma de gestão de clínicas e consultórios

Você até pode fazer o controle financeiro da sua clínica ou consultório em uma planilha eletrônica e não há mal nenhum nisso. Contudo, saiba que essa modalidade de controle possui algumas desvantagens. Ela exige conhecimento de fórmulas complexas, demanda mais tempo de trabalho e é suscetível a falhas. 

Para ter um controle financeiro eficiente, o ideal é investir em tecnologia. Atualmente, plataformas de gestão médica possuem recursos integrados que facilitam a vida do profissional de saúde e de sua equipe de trabalho. 

A OnlineClinic, por exemplo, possui soluções inteligentes que aumentam a produtividade, reduzem custos, automatizam processos e permitem que você acompanhe seus pacientes de qualquer lugar. Confira a seguir alguns recursos integrados que podem transformar o seu atendimento.

Agenda eletrônica com confirmação de consulta e encaixe de pacientes

Quem deseja saber como cortar gastos do seu estabelecimento de saúde, precisa conhecer a agenda eletrônica. A ferramenta possibilita que o paciente marque sua própria consulta no horário disponível mais conveniente para si e envia SMS para a confirmação de presença próximo da data agendada.

Dessa forma, a recepcionista da clínica não perde tempo recebendo, fazendo ligações, desmarcando consultas ou fazendo encaixes de pacientes. Tudo é feito de forma automática! Assim, sobra mais tempo para que os profissionais envolvidos na gestão da agenda médica se dediquem a outras tarefas mais importantes para a empresa.

Prontuário eletrônico

Ainda querendo saber como cortar gastos do seu estabelecimento de saúde? Que tal abandonar os prontuários de papel e adotar versões digitais do documento? Com esse recurso, você acessa todo o histórico de consultas e tratamentos dos seus pacientes online, quando quiser e de onde estiver.

Além de economizar papel e manter tudo organizado em um só lugar (na nuvem), o prontuário eletrônico também armazena emissão de laudos e atestados, além de solicitações de exames anteriores. Além disso, também permite anexar imagens, documentos complementares e informações sobre pagamentos dos procedimentos realizados.

Teleconsulta

Não há como falar em redução de gastos na área da saúde sem falar na modalidade de atendimento a distância. A ferramenta possibilita que o profissional de saúde atenda pacientes em diferentes regiões geográficas, sem precisar se deslocar até o local.

Inclusive, o profissional de saúde pode realizar um atendimento qualificado sem a necessidade de um consultório físico. Basta planejar um ambiente tranquilo, que garanta a privacidade do paciente e investir em uma plataforma de teleconsulta segura e prática.

Prescrição digital

Seguindo a mesma lógica do prontuário eletrônico, a prescrição digital também ajuda a cortar gastos com impressões e com improdutividade. No caso da OnlineClinic, a plataforma possui parceria com a MEMED para prescrições online por meio de uma base com mais de 60 mil medicamentos e atualizada diariamente.

Basta inserir os dados do paciente, protocolo médico, escolher o medicamento e a dosagem adequada para fazer prescrições ágeis, práticas e eficientes.

Viu só como cortar gastos da sua clínica, consultório, hospital ou laboratório é mais fácil do que se imagina? Com a plataforma OnlineClinic você melhora a produtividade das suas equipes de trabalho, faz um controle financeiro eficiente e reduz custos com apenas alguns cliques na tela do seu celular ou computador. Faça um teste gratuito de 7 dias e descubra como melhorar a saúde financeira da sua clínica com a ajuda da tecnologia.

Posts relacionados

Categorias