marketing para clínicas

Marketing para clínicas: Como Fazer?

Comece a chamar atenção de novos pacientes com um bom planejamento de marketing para clínicas

Indispensável para o sucesso de todo e qualquer tipo de negócio, o marketing oferece visibilidade às empresas no mercado em que atuam. A atividade tem como principal objetivo promover marcas, produtos e serviços por meio de ações estratégicas capazes de entregar valor aos consumidores. Dessa forma, é considerada uma excelente ferramenta para conquistar e fidelizar clientes, melhorar as vendas e destacar diferentes tipos de negócios da concorrência.

Se o marketing melhora o relacionamento com os clientes, ajudando inclusive a fidelizá-los, fica fácil perceber que a atividade também impacta positivamente os resultados dos estabelecimentos de saúde. Afinal, o marketing para clínicas ajuda a melhorar a relação médico-paciente, a humanizar o atendimento, aumentar a lucratividade e, é claro, impulsionar o desenvolvimento do negócio.

Quer saber como fazer um marketing para clínicas eficiente? Confira mais detalhes sobre a importância da atividade a seguir.

Importância do marketing para clínicas

Não importa o tamanho da sua clínica ou consultório, tampouco os serviços que ele oferece: o marketing para profissionais de saúde é indispensável para a sobrevivência do seu negócio. Afinal, a atividade desperta o interesse dos consumidores pelo seu serviço e ainda diz onde encontrá-lo.

Em outras palavras, o marketing para clínicas ajuda a divulgar o seu estabelecimento de saúde e os serviços que ele oferece em vários canais de comunicação onde os seus clientes em potencial estão presentes. Graças aos avanços tecnológicos, à popularização da internet e dos dispositivos móveis, destacam-se como principais canais as redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube), blogs e sites para médicos. Nesse caso especificamente, o marketing é digital, pois busca promover sua marca e serviços na internet.

Contudo, é válido destacar que as estratégias de marketing digital podem ser complementadas pelas ações do marketing tradicional. Também chamado de marketing off line, trata-se da promoção da marca, produtos ou serviços através dos seguintes canais de comunicação:

  • . Panfletos;
  • . Outdoors e cartazes;
  • . Televisão;
  • . Rádio;
  • . Jornais e revistas

O fato é que a integração entre o marketing tradicional e o marketing digital pode melhorar consideravelmente os resultados da sua clínica ou consultório. Essa estratégia amplia o alcance do público com as ações, permitindo que mais pessoas se lembrem da sua marca sempre que precisarem de atendimento médico.

Além de aproximar a sua marca dos consumidores, o marketing para clínicas oferece ainda outras vantagens importantes, conforme você confere na sequência.

Conhecer melhor o seu público-alvo

O marketing para profissionais de saúde possibilita que você conheça melhor o seu público-alvo, seus hábitos de consumo, profissão, entre outros detalhes importantes. Isso, por sua vez, facilita a criação de estratégias para atrair leads qualificados para o seu negócio. Ou seja, atrair potenciais clientes que realmente precisam dos seus serviços e/ou estejam dispostos a pagar por eles.

Destacar-se da concorrência

Outra vantagem do marketing para clínicas é oferecer um diferencial competitivo ao estabelecimento de saúde. Por meio de conteúdos educativos e gratuitos em sites e blogs, por exemplo, você ajuda o seu cliente a identificar problemas e buscar soluções para eles. 

Dessa forma, você, profissional de saúde, passará a ser referência no mercado em que atua. E isso certamente vai fazer com que seja lembrado cada vez que os consumidores buscarem respostas para as suas perguntas. Dessa forma, maiores são as chances de que eles procurem seus serviços ao invés dos serviços de quem não tem visibilidade.

Humanizar o atendimento

Além das vantagens citadas anteriormente, vale ainda pontuar que o marketing digital para clínicas médicas é um excelente instrumento de humanização do atendimento. Por meio de conteúdos de valor em sites, blogs, plataformas de vídeo e redes sociais, é possível estreitar laços com os clientes, tirando dúvidas, compartilhando informações entre outras ações importantes.

Isso não apenas melhora a percepção que o cliente tem da sua marca e serviços. Além disso, transmite a impressão de cuidado, de tratamento individualizado, de cordialidade e principalmente de ética profissional. Tendência na área da saúde, o atendimento humanizado atende os desejos e necessidades dos pacientes, ajuda a construir boas relações e proporciona tratamentos mais efetivos.

Como fazer um marketing para clínicas de forma eficiente?

O primeiro passo para obter bons resultados com o marketing para clínicas é consultar a Resolução CFM 1.974/11. Trata-se do Manual de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina, que estabelece os critérios a serem seguidos pelos estabelecimentos de saúde para anúncios de publicidade e propaganda nos diferentes canais de comunicação.

Entre as principais exigências, destacam-se a proibição de expor a imagem do paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento. Além disso, também é vedado ao profissional de saúde fazer propaganda de método ou técnica não aceitos ou comprovados cientificamente.

Mas é claro que essas são apenas algumas recomendações de marketing para profissionais de saúde que ajudam a definir estratégias mais assertivas para o hospital, clínica, laboratório ou consultório médico. Além dessas, existem outras não menos importantes, a saber:

Faça um site profissional

Em outras oportunidades, já falamos aqui no blog sobre a importância de oferecer uma excelente experiência ao paciente com o seu atendimento. Porém, ao contrário do que se imagina, a experiência do paciente com a sua clínica ou serviço não começa quando ele pisa em seu estabelecimento de saúde. Mas sim, com o canal com que ele faz o seu primeiro contato com o seu estabelecimento, como o seu site, por exemplo.

Portanto, invista em um site profissional, de fácil usabilidade e compatível com diversos dispositivos, como computadores, notebooks, tablets e celulares. Esse cuidado certamente vai transmitir mais profissionalismo e credibilidade sobre o seu negócio, aumentando as chances de converter visitantes em clientes.

Utilize as redes sociais ao seu favor

Outra dica de como obter bons resultados com o marketing para clínicas é estar presente em redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube. 

Todavia, tenha em mente que não basta apenas criar uma conta nessas plataformas. É preciso utilizá-las para compartilhar informações relevantes com a sua audiência, como notícias, ideias e dicas. Você pode inclusive utilizar essas redes sociais para se aproximar dos seus clientes, tirando dúvidas.

Crie uma conta no Google Meu Negócio

Entre as estratégias de marketing para profissionais de saúde, o Google Meu Negócio também se destaca. A ferramenta exibe o perfil da sua empresa no Google de maneira profissional, incluindo informações como telefone, endereço e horário de funcionamento. Além disso, possibilita que você insira fotos internas e externas do seu estabelecimento de saúde, mostrando aos seus potenciais clientes tudo o que você tem a oferecer.

Invista em uma plataforma de gestão médica para validar as estratégias de marketing para clínicas

De que adianta elaborar estratégias para tornar a sua marca ou serviço mais conhecido no mercado se os processos da sua clínica são desorganizados e ineficientes?

Nesse contexto, o melhor caminho é investir em tecnologia para organizar a clínica ou o consultório, aumentar a produtividade, agilizar o atendimento e melhorar a satisfação dos pacientes com o estabelecimento. Afinal, se até o marketing já é digital, por que não apostar na digitalização na saúde?

Para aproveitar ao máximo todos os benefícios que o marketing para clínicas pode oferecer, o ideal é garantir que todos os processos da sua clínica funcionem de maneira automática e integrada. 

A OnlineClinic, plataforma de gestão médica, oferece várias soluções inteligentes para estabelecimentos de saúde, como agenda e prontuário eletrônicos, teleconsulta, prescrição digital, ferramentas de pagamento e de controle financeiro em um só lugar. Aumente a produtividade da sua equipe de trabalho, reduza custos e destaque-se da concorrência. Teste grátis por 7 dias a plataforma da OnlineClinic.

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