telepsicologia

Telepsicologia: como um psicólogo pode atender online?

Já pensou em atender online, mas não sabe como? Confira as exigências que os psicólogos precisam seguir para a telepsicologia

Regulamentada pela Resolução nº 11/2018 do CFP (Conselho Federal de Psicologia), a telepsicologia permite que as pessoas cuidem da saúde mental a distância. A modalidade de atendimento quebra barreiras geográficas, facilita o acesso da população à saúde e é uma excelente alternativa para tratar distúrbios como ansiedade, estresse crônico e depressão.

Você é psicólogo e está pensando em prestar serviços com o auxílio da tecnologia? Então confira neste artigo o que é preciso para um psicólogo atender online e oferecer um cuidado preventivo aos seus pacientes.

Telepsicologia: o futuro do atendimento psicológico

Afinal, o que é a telepsicologia? Segundo a Resolução nº 11/2018, trata-se do atendimento psicológico intermediado por meios tecnológicos de informação e comunicação, como websites, plataformas digitais, aplicativos, televisão ou qualquer outra forma de interação com acesso à internet.

Em outras palavras, isso significa a prestação de serviços por meio de videochamada, e-mail, aplicativos de mensagem ou qualquer outro tipo de canal que reúna profissional de saúde e paciente independentemente das distâncias geográficas. Graças a essa possibilidade, é possível oferecer intervenções psicológicas preventivas às pessoas, evitando inclusive desfechos mais graves como o suicídio.

Problemas de saúde mental sempre foram um grande desafio para o setor da saúde, mas durante a pandemia da Covid-19 os transtornos mentais aumentaram consideravelmente. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), só no primeiro ano da pandemia, os casos de ansiedade e depressão aumentaram 25%.

Tal aumento se deve, em parte, por causa da solidão provocada pelo isolamento social, sentimento de desesperança e principalmente pelo medo de contrair a doença. Fora isso, muitas pessoas tiveram que lidar com a perda de parentes e amigos, o que aumentou mais ainda o impacto da pandemia na saúde mental.

Diante desse cenário caótico, a telepsicologia surgiu como grande aliada de psicólogos, psiquiatras e de pacientes. A modalidade de atendimento democratizou o atendimento de saúde qualificado, reduziu custos e atualmente é apontada como tendência na área de saúde complementar.

Vantagens da telepsicologia

Confira a seguir os benefícios do atendimento psicológico online!

Quebra de tabus sobre a psicologia

Você sabia que muitas pessoas ainda têm dificuldades de ir a um consultório de psicologia? Por mais que a saúde mental seja um assunto muito discutido nos últimos anos, ainda gera muito medo, principalmente por causa do julgamento de outras pessoas.

Além disso, falar sobre as próprias dores e aflições presencialmente pode ser difícil para o paciente, principalmente nas primeiras consultas. Por outro lado, o atendimento online pode deixar o paciente mais confortável para falar sobre si e descobrir como lidar com suas questões emocionais. 

Até mesmo porque com a telepsicologia, o paciente pode escolher um ambiente mais confortável para realizar o atendimento. Ou seja, ele pode ser atendido de casa, do escritório ou de qualquer outro lugar que o deixe mais confiante. E com isso, aliás, ele pode sentir que a sua privacidade está sendo respeitada e dessa forma conseguir passar do estágio de contemplação para os estágios preparação, ação e manutenção da mudança de comportamento.

Escolha entre diversas modalidades terapêuticas

Ao contrário do que se imagina, acompanhamento psicológico não é “tudo a mesma coisa”. Só para se ter uma ideia, existem modalidades terapêuticas diferentes. Cada uma, inclusive, com um tipo de abordagem que beneficia a tipos de personalidades ou distúrbios específicos.

E possibilitar essa escolha, inclusive, é uma das grandes vantagens da telepsicologia. Com essa modalidade, o paciente pode escolher o tipo de abordagem que mais atende às suas necessidades emocionais.

Economia de tempo

Além das vantagens citadas anteriormente, vale a pena destacar também o benefício da economia de tempo. Como não é necessário se deslocar para ir até o consultório, o paciente não precisa se afastar das suas rotinas diárias ou negligenciar a própria saúde mental por falta de tempo.

A rotina agitada, principalmente nos grandes centros urbanos, é um dos principais fatores para o aumento de casos de transtornos mentais. Todavia, também é um dos grandes empecilhos para que as pessoas consigam cuidar das próprias emoções.

Já com o atendimento psicológico online, não é preciso protelar o cuidado com a saúde mental. Basta ter um dispositivo com acesso à internet para aliviar os sintomas de diferentes distúrbios, evitando que eles se agravem.

Aumento do fluxo de pacientes para a clínica ou consultório

Para finalizar a lista de vantagens da telepsicologia, um benefício que se aplica somente aos profissionais de saúde da área: atrair mais pacientes para o consultório. Afinal de contas, ao ampliar o acesso do serviço a um número maior de pessoas, significa também aumentar o fluxo de pacientes em seu estabelecimento de saúde e consequentemente o faturamento dele. 

O que é necessário para um psicólogo atender online com telepsicologia?

Se você pretende expandir os horizontes do seu atendimento psicológico, o primeiro passo é investir em soluções tecnológicas capazes de promover uma excelente experiência para o paciente com os seus serviços. Nesse sentido, é preciso adquirir um bom computador ou notebook, uma boa webcam, um headset profissional, uma excelente conexão com a internet e preparar um ambiente calmo e acolhedor para realizar o atendimento virtual.

Mas não apenas isso. É preciso também contar com uma plataforma de teleconsulta confiável e segura, como a OnlineClinic. Por meio dela, você pode oferecer a modalidade de telepsicologia aos seus pacientes, além de agenda eletrônica com confirmação de consulta e fila de espera. E como se já não bastassem essas vantagens, ainda tem acesso ao recurso de prontuário eletrônico para reunir todas as informações dos seus pacientes em um único lugar.

Além da plataforma de teleconsulta, para o psicólogo atender online também são exigidos os seguintes requisitos, conforme a Resolução 11/2018 do CFP:

  • . Os psicólogos devem especificar aos pacientes quais são os recursos tecnológicos usados para garantir o sigilo das informações;
  • . Para o atendimento online, o psicólogo deve primeiramente realizar um cadastro junto ao Conselho Regional de Psicologia e obter da entidade a devida autorização. O cadastro deve ser atualizado anualmente;
  • . A telepsicologia não pode ser aplicada em pessoas e grupos de pessoas em situação de urgência e emergência. Nesse caso, o atendimento deve ser feito presencialmente;
  • . O atendimento de crianças e adolescentes só poderá ocorrer mediante autorização expressa de pelo menos um dos responsáveis legais do menor.

Agora que você já sabe o que é necessário para um psicólogo atender online, que tal beneficiar seus pacientes com a telepsicologia? Teste grátis por 7 dias a plataforma de teleconsulta da OnlineClinic e transforme o seu atendimento!

Posts relacionados

Categorias