encaixe de consultas

Como fazer o encaixe de consultas de forma rápida?

Saiba como parar de sofrer com buracos na sua agenda médica e comece a otimizar o encaixe de consultas dos pacientes na sua agenda

Você sofre com faltas em consultas agendadas na sua clínica ou consultório médico? De fato, esse é um grande problema, pois pode prejudicar o crescimento do seu estabelecimento de saúde e a sua rotina de atendimento. Buracos na agenda impedem que você atraia mais pacientes para a sua clínica, diminui o faturamento e afeta negativamente a imagem do estabelecimento no mercado.

Mas como organizar a agenda de pacientes de maneira eficaz? As dicas a seguir vão ajudar você a manter um fluxo de pacientes regular em sua clínica ou consultório, confira!

Como organizar a agenda de pacientes de forma rápida e eficiente?

O bom planejamento é essencial para o sucesso de qualquer tipo de negócio e na área da saúde essa importância não seria diferente. Em clínicas e consultórios, a agenda médica é a grande protagonista de um planejamento eficiente, pois é através dela que o médico visualiza todos os seus compromissos e organiza a sua rotina de trabalho.

Isso significa dizer que um simples erro de agendamento pode causar superlotação na recepção, pacientes insatisfeitos com o tempo de espera e prejuízos para a reputação do estabelecimento. Por outro lado, também pode significar buracos na agenda, horários vagos e baixo faturamento.

A verdade é que ambas as situações podem afetar negativamente a experiência que os pacientes têm com os seus serviços. Quer saber como evitar esses problemas? Continue a leitura e descubra as melhores práticas para melhorar a produtividade na sua clínica ou consultório.

Seja pontual

O primeiro passo para garantir um fluxo regular de pacientes em seu estabelecimento de saúde é prezar pela pontualidade. Atrasos no atendimento podem fazer com que pacientes desistam da consulta e acabem indo embora.

É claro que tanto o médico quanto o paciente estão sujeitos a imprevistos, e por isso, na hora de agendar consultas é importante prever um limite de tolerância. Portanto, entre uma marcação e outra, considere um pequeno intervalo. 

Assim, se a consulta anterior demorar mais do que o normal, por exemplo, o médico ainda estará dentro do horário para atender o próximo paciente. Da mesma forma, se o paciente anterior se atrasar um pouco, não prejudicará o horário do atendimento do próximo.

Contrate uma boa recepcionista para organizar a agenda de pacientes

Para prestar um atendimento de excelência, a ajuda especializada de uma boa recepcionista se faz necessária. Afinal, ela é a profissional responsável por organizar a agenda de pacientes, bem como por estabelecer o primeiro contato com eles.

Organização, boa comunicação, proatividade, domínio da tecnologia e discrição estão entre as qualidades necessárias que toda recepcionista deve ter. Ela é o cartão de visitas da clínica ou do consultório e contribui para a fidelização de clientes.

Invista no atendimento humanizado

Uma excelente estratégia para organizar a agenda de pacientes e garantir um fluxo de clientes contínuo em seu consultório é humanizar o seu atendimento. Isso significa prestar um serviço médico pautado na ética, na escuta ativa e no respeito às dores e limitações do paciente e de seus acompanhantes. 

O atendimento humanizado coloca o paciente no centro do cuidado e inclui ações individualizadas para aumentar a sua saúde e bem-estar. A humanização do atendimento melhora a relação médico-paciente, atrai mais pacientes para a clínica, faz com que eles estejam sempre presentes às consultas e evita buracos na agenda.

Conte com uma agenda médica online com confirmação de consultas para organizar a agenda de pacientes

Sem dúvida alguma contar com uma boa recepcionista é uma boa maneira de planejar a agenda médica com sucesso. Contudo, o processo, quando é feito de maneira manual, exige tempo e também está suscetível a falhas.

Nesse sentido, o ideal é contar com a tecnologia para otimizar a marcação de consultas e evitar erros. A agenda eletrônica com confirmação de consulta, aliás, soluciona esse problema de maneira prática, ágil e eficiente. 

O recurso permite que o paciente marque a consulta através de um canal de atendimento online, de acordo com o dia e horário mais conveniente para si. A confirmação de consulta, por sua vez, envia uma mensagem antecipada para o paciente, solicitando que ele efetue uma ação confirmando ou não a presença no dia e horário estipulado. Também de forma automática, ele pode inclusive remarcar a consulta, caso seja necessário.

A agenda eletrônica beneficia tanto a clínica quanto o paciente. Ela elimina a necessidade de ligações telefônicas demoradas para a marcação de confirmação de consultas. Além disso, otimiza o trabalho dos recepcionistas fazendo com que eles possam se concentrar em atividades estratégicas para o desenvolvimento do negócio.

Aproveite o benefício do recurso de fila de espera

Além das dicas citadas anteriormente, a fila de espera também é uma excelente maneira de organizar a agenda de pacientes e evitar horários vagos no atendimento. Na prática, ele permite o encaixe de um paciente que está aguardando um horário disponível para ser atendido no lugar daquele que não vai poder comparecer à consulta em um determinado dia.

Dessa forma, a recepcionista pode entrar em contato com o paciente antecipadamente e oferecer o horário vago a ele. Além de oferecer mais agilidade no atendimento, o recurso também melhora a satisfação do paciente com a clínica.

Precisando de agenda digital para consultório? Conte com as soluções da OnlineClinic

A OnlineClinic é uma plataforma de gestão médica completa, que por meio de recursos tecnológicos, oferece mais produtividade a clínicas e consultórios. Com ela, você vai poder oferecer aos seus pacientes marcação de consultas através de agenda médica online com confirmação de consulta e fila de espera, organizando e otimizando o trabalho das secretárias clínicas.

Além disso, você também conta com o recurso de prontuário online, prescrição digital e teleconsulta, para modernizar o seu atendimento. E para simplificar ainda mais a vida do profissional de saúde, a OnlineClinic também possui plataforma de pagamento integrada, controle financeiro e relatórios gerenciais.

Por que sofrer com buracos na agenda se você pode contar com a tecnologia para melhorar o fluxo de pacientes da sua clínica? Conheça a plataforma de gestão de clínicas e consultórios da OnlineClinic e veja como organizar a agenda de pacientes é muito fácil.

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