Atendimento hibrido na clínica

Como funciona o atendimento híbrido em clínicas?

O atendimento híbrido na saúde garante diferencial competitivo a clínicas e consultórios. Saiba como implementar.

Atendimento ágil, humanizado e sobretudo eficiente. Essas são as principais características do atendimento híbrido na saúde, tendência no setor e principal aposta para melhorar a relação médico-paciente. Impulsionada pela pandemia da Covid-19, a jornada híbrida do paciente em clínicas e consultórios já é realidade no Brasil e representa o futuro da teleconsulta.  Saiba mais neste artigo.

O que é atendimento híbrido na área da saúde?

Em princípio, o atendimento híbrido é uma forma de trabalho que consiste em mesclar o atendimento online com o físico. Na prática, ele busca otimizar o dia a dia do profissional de saúde e dos pacientes, na medida em que possibilita a oferta de serviços mais ágeis, eficientes e acessíveis.

Em via de regra, o atendimento híbrido é uma modalidade de atendimento intermediária entre o atendimento presencial e o virtual. Ele supre o gargalo das restrições da teleconsulta, que determinam, por exemplo, que no caso de acompanhamento de doenças crônicas ou de atendimento de longo tempo o paciente seja examinado presencialmente em intervalos não superiores a 120 dias. 

Mas não apenas isso. A modalidade de atendimento também melhora a interação médico-paciente. Com o atendimento online, o paciente pode realizar uma consulta presencial e tirar possíveis dúvidas por meio de diferentes canais digitais, como plataformas de serviços médicos e aplicativos de mensagens. 

Além disso, o próprio médico pode realizar um pós-consulta mais eficiente, acompanhando a distância o tratamento do paciente. Ele pode a qualquer momento sugerir um atendimento presencial quando julgar necessário e solicitar exames complementares que facilitem a tomada de decisões e um diagnóstico preciso.

Como é feito o atendimento híbrido?

Conforme pontuamos anteriormente, o atendimento híbrido na saúde é uma modalidade de atendimento médico que combina a consulta online com a consulta presencial. Em outras palavras, é um tipo de atendimento que em um determinado momento acontece quando médico e paciente estão localizados em diferentes espaços geográficos e em outro momento quando estão presencialmente juntos. 

Como isso é feito? Com o auxílio de tecnologias médicas adequadas, como a OnlineClinic, por exemplo. A plataforma de gestão médica reúne em um único lugar recursos como teleconsulta, agenda eletrônica com confirmação de consulta, prontuário eletrônico e prescrição digital.

Dessa forma, o paciente pode marcar uma consulta presencial através da agenda eletrônica e após avaliação médica, receber orientações para continuar sendo acompanhado a distância por meio da consulta por vídeo. Contudo, o contrário também é possível. Ou seja, o paciente também pode marcar uma primeira consulta online e receber orientações para que seja avaliado presencialmente no consultório.

Como você pode perceber, ambas as formas de consultas são complementares e caminham juntas para um atendimento mais eficiente. A flexibilidade do atendimento na área da saúde melhora a experiência do paciente com os serviços prestados, oferece um diferencial competitivo ao seu negócio e prepara a sua clínica ou consultório para o futuro da medicina.

Benefícios

  • . Digitalização de clínicas e consultórios;
  • . Humanização do atendimento;
  • . Redução na fila de espera para consultas;
  • . Automatização de tarefas repetitivas, como agendamento de consultas;
  • . Garantia de melhor experiência do paciente com o estabelecimento de saúde;
  • . Redução de custos para médico e paciente;
  • . Melhoria no fluxo de pacientes na clínica ou consultório;
  • . Maior acesso da população a um atendimento médico de qualidade;
  • . Melhora nos resultados dos tratamentos médicos.

Como implementar o atendimento híbrido na sua clínica ou consultório?

Se você chegou até aqui, certamente está se perguntando como aproveitar todos os benefícios do atendimento híbrido em seu estabelecimento de saúde, não é mesmo? Felizmente, esse é um processo relativamente simples, desde que você conte com a tecnologia certa. Entenda a seguir.

Invista em uma boa tecnologia de gestão médica

No decorrer deste artigo explicamos que o atendimento híbrido na saúde se faz com o uso de tecnologias apropriadas. É preciso investir em soluções capazes de conectar médicos e pacientes independentemente da localização geográfica. Ao mesmo tempo, é preciso que a tecnologia também seja capaz de conectar ambas as partes presencialmente, com rapidez, eficiência e praticidade.

Nesse caso, o melhor caminho é investir em uma plataforma de gestão médica como a OnlineClinic. Ela digitaliza clínicas e consultórios por meio de recursos tecnológicos avançados. Além da ferramenta de teleconsulta, a plataforma também conta com agenda eletrônica com confirmação de consulta, prontuário eletrônico e prescrição online. E tudo em um único lugar, para simplificar a rotina do seu estabelecimento de saúde com alguns cliques na tela do seu celular ou computador.

Capacite as suas equipes de trabalho

De nada adianta tornar a sua clínica digital e não investir no seu principal ativo: os seus colaboradores. Por mais simples e intuitivo que seja, é preciso que todos saibam lidar com o sistema, de forma a melhorar a produtividade do estabelecimento e melhorar o atendimento ao paciente.

Além de capacitar os colaboradores do estabelecimento de saúde para o uso da plataforma de gestão médica, não se esqueça de investir em infraestrutura necessária para oferecer um bom atendimento híbrido. Computadores novos, boa conexão de banda larga, fones de ouvido, câmeras, microfone são alguns equipamentos necessários para implementar a modalidade de atendimento em seu consultório e ter excelentes resultados com ela.

Não se esqueça do atendimento humanizado

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de pautar o seu atendimento médico na ética, na empatia e na escuta ativa. Procure ouvir as dores do seu paciente, compreender suas limitações e fazer com que ele se sinta bem acolhido em todas as etapas do atendimento, da marcação de consulta ao pós-atendimento. 

E ao contrário do que se imagina, é totalmente possível usar a tecnologia para estreitar laços com o paciente. Ao automatizar tarefas rotineiras, a tecnologia otimiza o tempo de trabalho dos médicos e colaboradores do estabelecimento de saúde. Com isso, toda a equipe de trabalho passa a ter mais tempo para investir em um atendimento individualizado, humanizado e consequentemente mais assertivo.

Seja presencialmente, seja virtualmente, esteja sempre conectado com seus pacientes. Com o software de gestão de clínicas da OnlineClinic você garante um contato humanizado e próximo com seus clientes a qualquer hora e de qualquer lugar. Garanta agora mesmo seu teste gratuito de 7 dias na nossa plataforma.

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