Tendências área da saúde

Tendências na área da saúde: O que esperar para o 2º semestre de 2022?

Plataforma de gestão médica OnlineClinic deixa a sua clínica ou consultório preparado para as principais tendências na área da saúde. Saiba como

A tecnologia se faz cada vez mais presente em todos os setores de mercado e na área da saúde não é diferente. Impulsionados pela pandemia da Covid-19, os avanços tecnológicos facilitaram a vida dos profissionais de saúde, ampliaram o acesso da população ao atendimento médico e simplificaram processos. E mesmo no pós-pandemia, essas novidades na saúde devem continuar.

Mas quais são as tendências na área da saúde para o segundo semestre de 2022? Listamos a seguir algumas inovações na saúde que devem ser consolidadas, aprimoradas e continuar melhorando a relação médico-paciente por longos anos. Confira!

7 tendências na área da saúde que vão continuar impactando o setor nos próximos meses

A pandemia desafiou o setor da saúde nos últimos dois anos. Durante esse tempo, o setor teve que se reinventar para continuar atendendo a população mesmo em meio a tantas restrições. O caminho adotado para contornar o problema foi o da digitalização, dando origem a clínicas e consultórios inteligentes.

Se por um lado a pandemia trouxe novidades na saúde, por outro lado também mudou o perfil do paciente. Hoje em dia, o paciente é digital e espera que os estabelecimentos de saúde invistam em tecnologias capazes de melhorar a experiência deles com o atendimento, de produzir diagnósticos precisos e rápidos, além de tratamentos eficazes.

Se a sua clínica ou consultório ainda não conta com a tecnologia como grande aliada, é hora de repensar na sua estratégia. De acordo com um estudo, 73% das pessoas preferem acessar serviços de saúde online para obter resultados de exames, agendar consultas, pagar despesas médicas e se comunicar com a clínica ou consultório médico.

Então, que tal preparar a sua clínica ou consultório para o futuro da saúde? Confira as principais tendências na área da saúde e implemente-as em seu estabelecimento o quanto antes!

Teleconsulta

Com o isolamento social imposto pela pandemia, a teleconsulta, ou atendimento médico por vídeo, como também é chamada, permitiu que várias pessoas cuidassem da saúde física e emocional sem sair de casa. Agora, tanto médico e paciente estão mais ambientados com essa inovação em saúde e a perspectiva é que continuem se encontrando virtualmente nos próximos anos. 

A teleconsulta democratizou o acesso à saúde, promoveu mais comodidade ao paciente e reduziu custos com consultas e deslocamentos. E com a chegada da tecnologia 5G no Brasil, a tendência é que essa modalidade de atendimento se consolide ainda mais em 2022 e nos próximos anos.

Armazenamento em nuvem

Outra tecnologia na área de saúde que vem impactando positivamente o setor nos últimos anos é o armazenamento em nuvem. Ela permite que os dados dos pacientes sejam coletados e armazenados em plataformas médicas digitais para que possam ser acessados pelo médico a qualquer hora do dia e de qualquer lugar.

Dessa forma, o profissional de saúde pode prestar um atendimento mais ágil e assertivo. Afinal, todas as informações do paciente são armazenadas em um prontuário eletrônico desde a primeira consulta. Assim, com apenas alguns cliques na tela do celular ou computador, o médico tem acesso a todos os dados que precisa para dar continuidade ao tratamento do paciente. E tudo em um único lugar, de forma organizada, estruturada e eficiente.

Monitoramento remoto

As tecnologias vestíveis também são apontadas como tendências na área da saúde para o segundo semestre de 2022 e para os próximos meses. O uso de relógios digitais com sensores já podem ajudar os médicos a detectar e monitorar condições crônicas de saúde, como problemas cardíacos, por exemplo. Estudos preveem, inclusive, que entre 2022 e 2024 sejam criados mais de 440 milhões de dispositivos portáteis de saúde e bem-estar.

Métodos de pagamento online

Os métodos de pagamento online facilitam a vida do paciente, pois permitem que ele possa pagar por suas consultas e tratamentos com cartões de débito e crédito sem sair de casa. Além disso, facilitam a gestão financeira do médico, pois os registros de pagamento ficam integrados ao histórico do paciente e no controle de recebíveis da clínica ou do consultório.

Inteligência artificial para análise de imagens

Os exames de imagem também ganham atenção na saúde digital. A inteligência artificial ajuda diferentes especialidades médicas a decifrarem a complexidade das imagens de radiografias, tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas com exatidão e rapidez. Com isso, é possível descobrir doenças graves precocemente e tratá-las de maneira mais adequada.

Saúde mental em evidência

A saúde mental sempre foi um grande desafio para a área de saúde, mas graças aos avanços tecnológicos dos últimos anos, isso tem mudado consideravelmente. E mais uma vez, a teleconsulta é a grande protagonista. O atendimento a distância possibilita que pessoas façam terapias e tenham atendimentos especializados em qualquer hora e em qualquer lugar. 

Ultimamente, a teleconsulta tem sido a grande aliada de psicólogos e psiquiatras no diagnóstico e tratamento de diversos distúrbios mentais. Como falar de saúde mental ainda é um tabu para muitas pessoas, elas acabam tendo mais facilidade de falar sobre seus problemas virtualmente.

Medicina robótica

Por fim, mas não menos importante, cabe ainda mencionar uma das tendências na área da saúde mais desafiadoras: o uso da robótica na medicina. A inovação possibilita cirurgias menos invasivas, mais precisas e com melhores resultados.

Considerada o futuro da saúde, a medicina robótica já é uma realidade. Só no Brasil, mais de 17 mil cirurgias já foram realizadas com o uso de robôs.

OnlineClinic: o futuro da saúde a apenas alguns cliques de distância

Como você pode perceber neste artigo, a tecnologia é uma das principais tendências na área da saúde em 2022 e nos próximos anos. E para continuar competitivo nesse mercado, a alternativa é adaptar a sua clínica ou consultório a essa nova realidade. 

A boa notícia é que a OnlineClinic, plataforma de gestão médica, oferece várias ferramentas em um só lugar para tornar o seu estabelecimento de saúde digital. Com a OnlineClinic você vai poder oferecer aos seus pacientes teleconsulta, agenda eletrônica com confirmação de consulta, prontuário eletrônico, prescrição digital e vários outros recursos para melhorar a experiência deles com o seu atendimento.
Por que ter as informações dos seus pacientes em fichas de papel se o futuro da saúde é digital? Não fique de fora dessa tendência! Confira os planos da OnlineClinic e comece a transformação digital no seu atendimento.

Posts relacionados

Categorias