Experiência com paciente

Como melhorar a experiência do seu paciente?

A tecnologia pode ser a grande protagonista de um atendimento de excelência. Entenda a seguir

A experiência do paciente pode ser definida como toda a interação que o paciente tem com a sua clínica ou consultório médico. Ou seja, é todo o contato que ele tem com os profissionais que ali trabalham, com os serviços prestados, com a infraestrutura do local, entre outros fatores capazes de influenciar a percepção que ele tem do seu estabelecimento de saúde ou atendimento. 

Na prática, trata-se de toda a jornada do paciente em sua clínica ou consultório, do momento da marcação da consulta até o pós-consulta ou o tratamento. Tendência na área de saúde, a experiência do paciente nada mais é do que colocá-lo no centro do cuidado médico, por meio de um atendimento de qualidade e processos de trabalho eficientes.

Mas como oferecer uma experiência agradável ao paciente? Como melhorar a conexão entre médico e paciente de forma prática e sobretudo humanizada? A resposta para essas e outras perguntas você confere neste artigo, acompanhe!

Por que melhorar a experiência do paciente é tão importante?

A medicina não está apenas entre um dos cursos mais concorridos nos vestibulares de universidades brasileiras. O mercado de trabalho na área da saúde também está aquecido e conta com quase 100% dos médicos formados empregados. Se essa excelente taxa de ocupação demonstra o quanto a profissão é promissora, por outro lado também revela um grande desafio: a alta concorrência.

Com um consumidor cada vez mais exigente, ser expert em um determinado assunto já não é mais requisito para ter uma agenda cheia. Hoje em dia, é preciso investir em soluções que sejam capazes de superar as expectativas do paciente em vários aspectos. 

Nesse sentido, garantir uma boa experiência do paciente pode fazer toda a diferença em seu negócio. Confira a seguir as vantagens de aplicar essa tendência em seu consultório:

  • . Atrai mais pacientes para sua clínica e fideliza os antigos;
  • . Aumenta o faturamento do estabelecimento de saúde;
  • . Melhora a relação médico-paciente;
  • . Garante um diferencial competitivo para a clínica ou consultório;
  • . Melhora os resultados do tratamento;
  • . Reduz filas e o tempo de espera;
  • . Permite um atendimento individualizado;
  • . Capacita a equipe médica e os colaboradores do estabelecimento.

Vale a pena destacar que a experiência do paciente não se resume apenas a deixá-lo confortável com o atendimento. Afinal, ela se estende também para os acompanhantes, sejam eles cuidadores ou membros da família. É importante que todos os envolvidos com o bem-estar do paciente se sintam acolhidos e bem tratados. 

Como melhorar a experiência do paciente?

Colocar o paciente no centro do cuidado pode parecer um grande desafio, mas na verdade, conquistá-lo é muito fácil. Com algumas ações simples você vai conseguir transformar o seu atendimento, melhorar a relação médico-paciente, melhorar o fluxo de pacientes e se destacar da concorrência. Confira as dicas.

Ofereça um atendimento humanizado

A primeira dica para melhorar a experiência do paciente não poderia ser diferente: investir em um atendimento humanizado

O que isso significa? Oferecer um atendimento individualizado, com respeito às dores e dificuldades do paciente e com o uso de uma linguagem acessível e objetiva. Além disso, fazem parte da humanização no atendimento o emprego da ética profissional, da empatia e sobretudo de análises e diagnósticos precisos e rápidos, que proporcionem um tratamento precoce e adequado.

Organize a recepção da sua clínica

Como pontuamos anteriormente, a experiência do paciente começa com o agendamento da consulta e compreende todas as interações que ele tem com a sua clínica ou consultório. Muitas vezes, a recepção é o primeiro contato dele com o estabelecimento de saúde. E a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?

Para causar uma boa impressão é preciso que a recepção seja organizada, que tenha estrutura suficiente para garantir o conforto do paciente e deixá-lo mais relaxado e tranquilo até a hora do atendimento. Para tal, invista em mobiliários adequados, em métodos de distração como TV e revistas, em serviço de copa e capacite o recepcionista a prestar um atendimento de excelência.

Tenha uma agenda eletrônica com confirmação de consulta

Possibilitar a marcação de consultas online também é uma excelente forma de melhorar a experiência do paciente. Com uma rotina cada vez mais corrida, as pessoas não têm muito tempo para ficar vários minutos tentando marcar uma consulta por telefone. 

Nesse sentido, oferecer aos pacientes a possibilidade de agendar a consulta pelo site ou pelo WhatsApp é uma excelente estratégia para atender a um consumidor cada vez mais digital e facilitar muito a sua vida. E com o recurso de confirmação de consulta, você envia lembretes de consulta aos pacientes antecipadamente, aumentando as chances de eles comparecerem ao compromisso na data e hora marcados.

Com isso, você reduz os horários vagos, diminui a fila de espera por um atendimento, melhora o fluxo de pacientes e consequentemente a lucratividade do estabelecimento. Além disso, ainda otimiza o trabalho dos recepcionistas, que não vão precisar ligar para vários pacientes para confirmar a consulta.

Invista em uma plataforma de gestão médica para melhorar a experiência do paciente

Você sabia que a tecnologia pode ser a protagonista da excelência no atendimento e na melhoria da percepção que o paciente tem do seu estabelecimento de saúde? Verdade! Hoje em dia, vários softwares e plataformas digitais reúnem diversos recursos em um só lugar para facilitar a gestão da clínica sob todos os aspectos.

A OnlineClinic, por exemplo, possui agenda eletrônica com confirmação de consulta e fila de espera, além de prontuário eletrônico. Além disso, também possui o recurso de telemedicina e prescrição digital, para que você possa ampliar os horizontes do seu atendimento. 

E como se já não bastassem todas essas vantagens, a OnlineClinic também possui ferramentas para aumentar a produtividade da clínica ou consultório e reduzir custos. Com essa solução tecnológica, o médico tem, com apenas alguns cliques na tela do celular ou computador, todo o controle financeiro do estabelecimento. Ao ter acesso a dados confiáveis, ele pode tomar decisões mais assertivas em prol do próprio negócio e investir em soluções capazes de melhorar a experiência dos seus pacientes.

Conexão é a chave para o sucesso da relação médico e paciente. Migre para soluções ágeis e inteligentes para ampliar a experiência dos clientes. Garanta 7 dias grátis na plataforma da OnlineClinic e descubra como a tecnologia ajuda na conexão com seus pacientes.

Posts relacionados

Categorias