Gestão financeira para clínicas

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Como facilitar a gestão financeira da sua clínica?

Plataforma de gestão de clínicas e consultórios melhora a experiência do paciente com o atendimento e facilita a gestão financeira. Conheça a OnlineClinic!

Um bom controle financeiro é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio. Na prática, a atividade oferece ao empreendedor um panorama realista sobre a situação financeira da sua empresa, evita surpresas desagradáveis e permite aplicar melhor os recursos em prol do desenvolvimento da organização.

E em se tratando de clínicas e consultórios, a gestão financeira se faz ainda mais necessária. Afinal, são locais com grande fluxo de clientes, com grande diversidade de serviços prestados e de meios de pagamento diferentes. E se não houver um controle eficiente da entrada e da saída de recursos, os prejuízos financeiros podem se tornar irreversíveis.

Mas como fazer uma gestão de clínicas e consultórios eficiente? Se você deseja atrair mais pacientes para a sua clínica, melhorar o faturamento, proporcionar um atendimento de qualidade e se tornar referência no setor de saúde, acompanhe este artigo até o final. Nele, você vai descobrir como garantir a saúde financeira da sua clínica com a ajuda da tecnologia. Vale a pena conferir!

O que é gestão financeira?

Por gestão financeira compreende-se um conjunto de práticas que visam planejar, analisar, monitorar e aplicar os recursos financeiros da empresa da melhor forma possível. Ele reúne vários processos, tais como:

  • . Controle de fluxo de caixa;
  • . Controle de contas a pagar e receber;
  • . Análise de relatórios financeiros gerenciais;
  • . Demonstrativos de resultados;
  • . Emissão e controle de notas fiscais;
  • . Compras e controle de estoque;
  • . Conciliação bancária entre outros processos.

Na prática, um bom controle financeiro significa administrar com êxito as finanças do negócio. A prática ajuda o empreendedor a compreender de onde vem o dinheiro e para onde ele vai. 

Com base em dados concretos e não em achismos, é possível tomar decisões mais assertivas em prol do desenvolvimento da clínica ou consultório. É possível, por exemplo, reduzir custos, gastos desnecessários, providenciar capital de giro para cobrir imprevistos e aproveitar boas oportunidades de negócios.

Em outras palavras, a gestão financeira tem como principal objetivo garantir fluxo de caixa sempre positivo, de forma que a empresa consiga honrar seus compromissos financeiros. Isso garante que o estabelecimento de saúde esteja sempre um passo à frente da concorrência, pois com mais dinheiro em caixa, é possível investir em soluções para melhorar a experiência do paciente com a clínica e crescer.

Por que médicos devem ter uma boa gestão financeira?

Imagina que às 9:00h da manhã de uma terça-feira qualquer você, médico, atenda em seu consultório um paciente do convênio X. Às 10:00h, no entanto, você atende um paciente do convênio Y, seguidos de dois atendimentos no cartão de débito. 

Nesses casos, fica fácil perceber que o recebimento pelos serviços prestados vai ser feito de forma diferente. Agora, tente imaginar esse fluxo de clientes e variedade de pagamentos em uma clínica com vários profissionais especializados? Como fazer um repasse médico eficiente?

É justamente por isso que um bom controle financeiro se faz necessário, inclusive na área de saúde. A atividade possibilita um fluxo de caixa previsível, automatiza o repasse médico, otimiza o tempo de trabalho e melhora a gestão financeira da clínica ou consultório por completo. Com mais tempo de sobra, você pode investir em oferecer um atendimento de maior qualidade ao seu paciente.

Como fazer a gestão financeira de clínicas e consultórios de maneira eficiente?

Muitas clínicas e consultórios fazem seu controle financeiro em planilhas eletrônicas e não há mal nenhum nisso. Todavia, é preciso mencionar que esse método de gestão demanda conhecimento sobre fórmulas complexas, maior tempo de trabalho e maiores chances de erros.

Para não tomar decisões baseadas em dados equivocados, o ideal é investir em uma tecnologia em gestão financeira. Afinal de contas, a solução integra vários setores da clínica, reúne em um único lugar informações precisas e valiosas sobre diversas atividades  financeiras da empresa e oferece mais agilidade na execução das tarefas.

Com a OnlineClinic, por exemplo, você tem uma visão gerencial completa do seu próprio negócio. A plataforma de gestão médica  integra ferramentas como agenda e prontuários eletrônicos, prescrição online, controle financeiro e teleconsulta. Online, a solução tecnológica permite atualizações em tempo real e acesso quando e onde você estiver com apenas alguns cliques na tela do seu celular, tablet ou computador.

Toda essa facilidade oferece mais segurança e tranquilidade na gestão financeira da clínica por meio de dashboards intuitivos e fáceis de usar. Já os relatórios gerenciais mostram a performance da clínica em um determinado período e ajudam a entender se a empresa está na direção certa das metas. Com os relatórios gerenciais você consegue identificar os padrões de sucesso da clínica, estabelecer ajustes sempre que forem necessários e superar vários desafios para crescer.

A PayClinic

E para tornar a gestão financeira da clínica ainda mais eficiente, a OnlineClinic é integrada com a PayClinic, ferramenta de gestão de pagamentos. Com essa super solução, seus pacientes poderão pagar pela consulta com cartão de débito ou crédito, com possibilidade de parcelar os serviços prestados em até 12 vezes sem juros, sem a necessidade da maquininha.

Com uma plataforma de gestão de clínicas e consultórios tão completa, ter o controle financeiro do estabelecimento de saúde vai ficar muito mais fácil. Entenda os porquês:

  • . Transações financeiras seguras, por meio de uma plataforma em total conformidade com a LGPD;
  • . Tudo em um só lugar: o registro dos procedimentos e pagamentos realizados é incluso no prontuário do paciente;
  • . Controle de recebíveis exibidos no relatório financeiro;
  • . Fechamento diário automático.

Por que ficar colecionando planilhas eletrônicas se você pode gerenciar toda sua clínica em um só lugar, quando quiser e de onde estiver? Com a plataforma OnlineClinic você pode organizar seus agendamentos, ficar de olho no controle financeiro e garantir a gestão da sua equipe pela tela do seu computador e celular. Faça um teste gratuito de 7 dias e descubra o mundo digital da clínica.

Posts relacionados

Como funciona o atendimento híbrido em clínicas?

Como funciona o atendimento híbrido em clínicas?

O atendimento híbrido na saúde garante diferencial…
Categorias