Tecnologia 5G

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Saiba como a Tecnologia 5G vem impactando a área da saúde

Diagnósticos mais rápidos e precisos, ampliação da teleconsulta e uso de tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada são algumas mudanças trazidas pela tecnologia 5G na saúde

A quinta geração de telefonia móvel e de banda larga, mais conhecida como tecnologia 5G, promete revolucionar a forma com que as pessoas se comunicam. Substituta da atual rede 4G, ela vai alcançar padrões de velocidade de até 10 Gbps, permitir maior número de conexões simultâneas e possibilitar uma cobertura de área maior, democratizando de vez o acesso das pessoas à informação.

O fato é que todo esse avanço vai trazer mudanças significativas para a economia brasileira. Além da geração de empregos, vários setores de mercado também serão beneficiados com a chegada do 5G, incluindo o setor de saúde. 

Quer saber como a tecnologia 5G vai causar uma verdadeira transformação digital na saúde? Continue a leitura deste artigo e descubra como adaptar a sua clínica ou consultório a essa nova realidade.

Principais mudanças na tecnologia 5G

Na prática, a maior mudança do 5G diz respeito à velocidade de conexão. Enquanto a atual rede 4G entrega uma velocidade média de 33 Mbps, a sua sucessora poderá alcançar velocidades até 100 vezes maiores, chegando aos 10 Gbps. Em outras palavras, isso significa maior velocidade na transferência de dados, como upload e download. 

Todo esse aumento de velocidade vai mudar a forma com que as pessoas realizam suas atividades online diariamente. Com maior performance de conexão, a tendência é que as pessoas cada vez mais utilizem os dispositivos móveis para tarefas que até então eram realizadas presencialmente. Isso, por sua vez, vai impulsionar a criação de soluções e serviços tecnológicos a custos mais acessíveis. 

Benefícios da tecnologia 5G na saúde

Estima-se, por exemplo, que o 5G na saúde facilite a digitalização de processos e favoreça a implementação de tecnologias que proporcionem diagnósticos cada vez mais rápidos e precisos. Mas não apenas isso. A tecnologia 5G também vai impactar positivamente a área da saúde sob os seguintes aspectos:

Melhoria na experiência do paciente com o atendimento

Com a digitalização de processos, a tendência é que os atendimentos na área da saúde se tornem cada vez mais ágeis, assertivos e qualificados. 

Recursos como agenda eletrônica, prontuário eletrônico e prescrição digital estarão cada vez mais presentes nas rotinas das clínicas e consultórios. Com isso, há uma redução na fila de espera e custos mais acessíveis de atendimento.

Além disso, a saúde digital também permite um monitoramento de pacientes mais eficiente, por meio de aplicativos de mensagens, tecnologias vestíveis entre outras soluções. Essa facilidade potencializa os resultados dos tratamentos e torna a relação profissional da saúde e paciente mais próxima, além de melhorar a experiência das consultas.

Maior acesso à teleconsulta

Outro impacto positivo da tecnologia 5G é ampliar o acesso dos pacientes à teleconsulta. Com uma cobertura de área maior, estima-se o aumento de consumidores digitais, que usam a internet para comprar produtos ou serviços. Com a ampliação da rede e melhoria na velocidade móvel, espera-se inclusive que os moradores de áreas rurais sejam beneficiados.

Os avanços tecnológicos permitirão que mais pessoas cuidem da saúde sem sair de casa e a teleconsulta vai ser a grande protagonista da vez. A modalidade de atendimento à distância ou por vídeo, como também é chamada, vai diminuir significativamente a necessidade de deslocamento de casa até a clínica ou o consultório. 

Além da economia de tempo e dinheiro para o paciente, a teleconsulta abre as portas para um atendimento mais humanizado, personalizado e melhor monitorado pelo profissional da saúde. E em se tratando de moradores de áreas de difícil acesso, por exemplo, o profissional de saúde sequer precisará se deslocar para realizar o atendimento.

Implementação de telecirurgias

As telecirurgias também vão ganhar espaço na saúde digital com a implementação do 5G. Atualmente, o recurso quase não é utilizado no Brasil por causa da baixa qualidade do sinal, mas isso está perto de mudar.

Como o auxílio do 5G na saúde, um paciente poderá ser operado por equipes diferentes, reunidas em centros de saúde diferentes. É claro que a presença de um profissional responsável se faz necessária, mas certamente a opinião de diversos especialistas aumenta consideravelmente as chances de sucesso da cirurgia.

Realidade virtual e realidade aumentada com a tecnologia 5G

A simulação de cenários distintos é outra grande vantagem trazida pelo 5G na saúde. Por meio de dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada é possível oferecer conteúdos capazes de distrair e acalmar os pacientes. 

Nesse sentido, terapias cognitivos-comportamentais irão se beneficiar grandemente com essa verdadeira transformação digital na saúde. Os efeitos da realidade virtual e da realidade aumentada aplicados à saúde, aliás, vêm sendo estudados pela VITAS® Healthcare. O estudo tem como principal objetivo avaliar a interação de pacientes terminais com os recursos tecnológicos, de forma a reduzir a dor e a ansiedade deles durante a internação hospitalar.

OnlineClinic: saúde digital ao alcance de todos

Como mostramos neste artigo, a tecnologia 5G vai transformar o setor de saúde, digitalizando processos, facilitando agendamentos, proporcionando diagnósticos mais precisos e permitindo uma relação com o paciente mais confiável e amigável. 

Mas é claro que para usufruir de todas as facilidades do 5G, investimentos em soluções tecnológicas para aumentar a produtividade da clínica e reduzir custos serão necessários. A boa notícia é que a OnlineClinic, plataforma de gestão para clínicas e consultórios, reúne em um único lugar várias ferramentas para deixar o seu atendimento mais digital. Entre as várias possibilidades, destacam-se:

  • . Teleconsulta com inovações constantes;
  • . Agenda eletrônica com confirmação e fila de espera;
  • . Prontuário eletrônico;
  • . Prescrição online;
  • . Controle financeiro e relatórios gerenciais; ·        
  • . Controle de produtividade;
  • . Armazenamento na nuvem, com acesso de qualquer lugar do planeta, via celular, tablet e computador;
  • . Plataforma em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Como você pode perceber, com a OnlineClinic auxilia na gestão da sua clínica ou consultório, na organização do o seu atendimento e na satisfação dos seus pacientes.

A tecnologia chegou para ficar na área da saúde. Tendências como o 5G é uma das várias novidades digitais para clínicas e consultórios. Quer experimentar uma verdadeira transformação digital na saúde? Conheça os planos da OnlineClinic e saiba como fazer parte do futuro da saúde digital.

Posts relacionados

Como funciona o atendimento híbrido em clínicas?

Como funciona o atendimento híbrido em clínicas?

O atendimento híbrido na saúde garante diferencial…
Categorias