Clinicas Inteligentes

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Clínicas Inteligentes: O atendimento do futuro na sua Clínica

Sua clínica ou consultório é inteligente? Talvez você tenha respondido que sim, pois você conta com profissionais altamente capacitados e oferece os melhores tratamentos em saúde disponíveis para a sua área. Mas será que o seu estabelecimento gera valor para os seus pacientes através de um atendimento humanizado, com processos ágeis, eficientes e que possam ser monitorados para melhoria do negócio? 

Se você titubeou na resposta, então precisa conhecer o conceito de clínica inteligente. Continue lendo este artigo e descubra como essa nova abordagem na área da saúde pode contribuir para atrair mais pacientes para a sua clínica, melhorar o faturamento e destacar o seu estabelecimento da concorrência.

O que são clínicas inteligentes?

A grosso modo, clínica inteligente é um estabelecimento de saúde que usa a tecnologia para melhorar a relação médico-paciente. Em outras palavras, isso significa o uso de ferramentas que buscam melhorar o atendimento médico por meio de processos mais ágeis e assertivos. 

Com a tecnologia, é possível diminuir filas de espera, respeitar a individualidade de cada paciente, proporcionar diagnósticos mais precisos e tratamentos mais adequados. Inclusive, uma pesquisa realizada pela Associação Paulista de Medicina revelou que 89,81% dos médicos brasileiros consideram que as novas ferramentas digitais são o melhor caminho para melhorar o atendimento em unidades públicas e privadas de saúde.

Mas não é só o paciente que se beneficia com a medicina digital. O dono do estabelecimento de saúde ou o seu gestor também pode usufruir das vantagens proporcionadas pelo uso da tecnologia na saúde. Entre elas, aliás, podemos citar maior controle financeiro, melhor emprego dos recursos disponíveis, maior produtividade e monitoramento do desempenho do negócio.

Características de um clínica inteligente

Certamente você já deve ter compreendido que uma clínica inteligente tem como foco principal o uso da tecnologia para gerenciar os seus processos, não é verdade? Entretanto, cabe ressaltar que para ser considerada uma clínica do futuro, é preciso combinar ainda outros fatores não menos importantes, tais como:

. Possuir infraestrutura e instalações adequadas para os pacientes;

. Priorizar o atendimento humanizado em todos os setores da clínica;

. Oferecer consultas médicas baseadas na ética e na empatia, respeitando as individualidades de cada paciente;

. Fazer o cadastro completo de todos pacientes;

. Interagir com os pacientes fora do ambiente do consultório ou da clínica por meio de canais digitais;

. Contar a teleconsulta como forma de ampliar o acesso de mais pessoas à saúde.

Ainda de acordo com a pesquisa intitulada “Conectividade e Saúde Digital na vida do médico brasileiro”, mais de 44% dos médicos reconhecem que a tecnologia faz parte do cotidiano das pessoas e que a tendência é que isso se intensifique nos próximos anos. Nesse sentido, eles acreditam que a medicina digital representa o futuro do setor a nível global e apoiam o uso de ferramentas de gestão de clínicas e consultórios, de ferramentas de comunicação e de consultas a distância.

Benefícios de uma clínica inteligente

Ferramentas de gestão de clínicas e consultórios permitem que o médico ou administrador da instituição de saúde tenha uma visão holística de todo o negócio. Além de ter controle de todos os processos organizacionais, ainda é possível acompanhar toda a jornada do cliente na clínica, da marcação de consulta ao tratamento. Dessa forma, oferecem benefícios fundamentais para a promoção e manutenção da saúde, bem como para a sobrevivência do empreendimento no mercado em que atua. São eles:

. Padronização de práticas clínicas;

. Atendimento humanizado;

. Maior satisfação do paciente;

. Otimização de recursos médicos e financeiros;

. Maior produtividade;

. Maior faturamento e aumento dos lucros;

. Receita recorrente através da retenção e fidelização de pacientes;

. Compartilhamento de informações entre outros colaboradores da clínica para agilizar o atendimento, possibilitando a continuidade do tratamento;

. Possibilidade de tirar dúvidas, prescrever medicações entre outras tarefas online;

. Prevenção de doenças entre os pacientes por meio do acompanhamento médico;

. Dados concretos e valiosos para embasar a tomada de decisões;

. Automação de tarefas repetitivas.

Cabe ainda destacar que a clínica do futuro também investe continuamente em tecnologias para obter diagnósticos precoces e precisos para oferecer mais perspectiva de vida aos pacientes, e vida com qualidade.

Ferramentas que toda clínica inteligente deve ter

Antes de investir em um sistema de gestão de clínicas e consultórios, é preciso analisar quais recursos ele oferece para facilitar a vida do médico e do paciente. Os que listamos a seguir são considerados indispensáveis:

Agenda eletrônica com confirmação de consulta e fila de espera

A automatização da marcação de consultas se traduz como um grande diferencial para a sua empresa. Com esse recurso, você pode ter uma ou mais secretárias virtuais para agendar a consulta do paciente, permitir a marcação online pelo site ou através de aplicativos de mensagens.

Em um mundo cada vez mais conectado, fazer uma ligação telefônica para marcar uma consulta é uma tarefa que está caindo em desuso. E a agenda eletrônica surge como alternativa para suprir as demandas desse novo consumidor, pois é prática, rápida e efetiva.

Se por um lado a agenda eletrônica oferece facilidades para o paciente, por outro é benéfica para o profissional de saúde também. A ferramenta permite que o médico tenha todos os agendamentos organizados por datas e horários. Além disso, permite que se saiba se um paciente irá comparecer à consulta. Caso isso não aconteça, é possível oferecer o horário para outra pessoa que está aguardando atendimento. Assim, o médico não fica com o horário vago e passa a imagem de cuidado com quem está na fila de espera.

Armazenamento de dados em nuvem

E como falar em clínica inteligente sem uma tecnologia eficiente para armazenar todas as informações do paciente com segurança e possibilidade de serem acessadas de qualquer lugar? Com ela, é possível cadastrar e guardar os dados pessoais do paciente, todas as suas consultas, procedimentos realizados e medicamentos prescritos. Mas não em qualquer lugar. Na nuvem.

O modelo de armazenamento em nuvem consiste em uma tecnologia que permite que os médicos possam cadastrar, guardar e acessar os registros médicos dos seus pacientes  em qualquer dia, horário e de qualquer lugar. Isso otimiza o funcionamento de computadores, evita perda de informações e possibilita o suporte necessário onde ambas partes estiverem.

Prontuários eletrônicos

Ao contrário do que se imagina, o prontuário eletrônico não representa a clínica do futuro, mas já a do presente. A tecnologia já é utilizada por quase 50% dos profissionais de saúde. A ferramenta elimina os registros em papéis, simplifica tarefas, otimiza o tempo e melhora a produtividade. Com ela, o médico não escreve mais a mão, mas sim registra todas as informações em um sistema digital e as imprime quando é preciso.

Receituário eletrônico

A maioria dos médicos possui letra ilegível, o que dificulta a compra de remédios e compromete a eficácia do tratamento do paciente. Nesse sentido, parece óbvio dizer que o receituário eletrônico é a alternativa digital que vem para solucionar esse problema. Ele permite que o médico prescreva as informações digitalmente, faça a impressão da receita e a entregue ao paciente.

Teleconsulta

A teleconsulta veio para democratizar o acesso à saúde pelas pessoas. A modalidade de atendimento começou na década de 90 no Brasil e foi impulsionada pela pandemia da Covid-19 em 2020. O atendimento médico a distância, como também é chamada a teleconsulta, possibilita a prestação de serviços de saúde além do consultório. Ela foi a protagonista em tempos de isolamento social e promete continuar em alta nos próximos anos.

OnlineClinic: sua clínica do futuro, hoje

Como você conferiu neste artigo, adaptar-se às inovações tecnológicas e aos novos comportamentos do consumidor é indispensável para se manter competitivo no mercado de saúde ao longo dos anos. E nesse contexto, o uso de tecnologias modernas, simplificadas e eficazes como a OnlineClinic se faz necessário.

A OnlineClinic é uma moderna plataforma de gestão de clínicas e consultórios que reúne em um único lugar vários recursos para a boa administração do empreendimento. Com ela, você tem acesso a todas as informações do seu paciente e da sua clínica com apenas alguns cliques na tela do seu celular, tablet ou computador. 

Entre as ações que facilitam o seu dia a dia e o da sua equipe de trabalho destacam-se:

. Telemedicina;

. Agenda eletrônica com confirmação e fila de espera;

. Prontuário eletrônico;

. Prescrição Online;

. Controle financeiro e relatórios gerenciais;

. Controle de produtividade;

. Gerenciamento de consultas por comando de voz;

. Armazenamento online ilimitado e backups de dados automáticos.

A união desses recursos em um única ferramenta torna a sua clínica inteligente, melhora a experiência de seus pacientes com o atendimento e deixa o seu negócio alinhado com os constantes avanços tecnológicos.

Quer saber como preparar o seu negócio para o futuro? A OnlineClinic oferece as melhores soluções para deixar sua clínica ainda mais inteligente. Teste gratuitamente por 7 dias nossa plataforma e leve mais inteligência e automatização para seu atendimento!

Posts relacionados

Como funciona o atendimento híbrido em clínicas?

Como funciona o atendimento híbrido em clínicas?

O atendimento híbrido na saúde garante diferencial…
Categorias