clinica do futuro

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O que é a medicina digital?

O que podemos esperar do futuro da medicina? Chegou a hora de se conectar com seus pacientes e estar pronto para as transformações digitais na saúde

A tecnologia está trazendo transformações em diversas áreas, e o setor da saúde está caminhando lado a lado nessas mudanças com a chamada medicina digital.

Em entrevista para a IstoÉDinheiro em 2020, Allan James Paiotti, superintendente do Oswaldo Cruz, já fazia uma previsão dessa evolução: “Recebi ontem um relatório concluindo que avançamos dez anos em 90 dias”.

E o Allan estava certo, com o avanço da medicina continuando ainda mais aquecido. Com o fim da pandemia de covid-19 cada vez mais próximo, chegamos ao resultado de que o futuro da medicina é digital e a saúde precisa continuar cada vez mais online.

Tanto consultórios e clínicas, como pacientes passaram a ter necessidade da experiência do atendimento médico online, trazendo agilidade e conforto na hora das consultas.

Agora você deve estar curioso para saber quais são as tendências da medicina digital e como implementá-las no seu estabelecimento de saúde. Então confira a seguir!

O que define a medicina digital?

o que é medicina digital

Estamos sempre sendo surpreendidos com novidades para a área da saúde. Aplicativos, aparelhos digitais, softwares e novas healthtechs surgem a cada minuto para conectar a medicina.

Atualmente, grandes empresas estão olhando a esperança para o setor. Um exemplo disso é a Google Health, setor criado pela Google com o objetivo de desenvolver tecnologias para o mercado da saúde.

Todas essas mudanças fazem parte da transformação causada pela medicina digital. A expressão é utilizada quando tecnologias são aplicadas para a otimização da medicina.

O grande expoente dessa mudança é a telemedicina, que consegue aproximar a relação médico-paciente sem nenhum dos dois precisarem sair de casa.

Mas afinal, quais as principais mudanças que a medicina digital está trazendo para o setor?

Telemedicina

Como falamos, a telemedicina é a principal tendência da clínica do futuro e protagonista da transformação digital da medicina.

Ela pode ser resumida como o atendimento médico tradicional sendo feito a distância via algum aparelho eletrônico, como celular ou computador.

Entre os principais serviços da telemedicina, podemos destacar:

. Prontuário eletrônico

. Receita médica digital

. Agendamento online

. Teleconsulta

. Envio de exames por SMS

. Acesso a qualquer hora e em qualquer lugar

Além de fazer do futuro da medicina, a telemedicina é vista como uma forma de democratizar a saúde. Cidades e países com difícil acesso a clínicas e consultórios podem ter sua demanda desafogada com o atendimento médico online.

Inteligência artificial

Estamos vivendo na Era da inteligência artificial. Todos os setores, incluindo o da saúde, estão buscando formas de aplicar IA para otimizar seus serviços e atendimentos.

A inteligência artificial pode ser utilizada em resoluções de várias demandas de um consultório ou clínica. É possível automatizar todo o processo de atendimento, como também acelerar o diagnóstico e tratamento de algumas doenças.

Não é à toa que médicos e especialistas classificam a IA como uma das tendências mais aquecidas para o futuro da medicina.

Rápido acesso ao armazenamento de dados

Informações pessoais dos clientes, detalhes de medicamentos, exames, receitas, retorno de consultas. Clínicas e consultórios precisam armazenar muitos dados, o que torna difícil o acesso.

Outra grande solução da medicina digital é a equipe médica conseguir acessar de forma rápida e ágil todos esses dados.

Um bom software médico já consegue otimizar o uso de big datas, automatizar o preenchimento das planilhas e oferecer um serviço completo de banco de dados.

Com esse promissor avanço, a clínica do futuro irá oferecer um acesso bem mais ágil aos dados que você precisa para iniciar o tratamento do seu paciente.

Benefícios da Medicina Digital

Medicina do futuro

Quando uma clínica ou consultório adota a medicina digital e a experiência online, ela garante diversos benefícios para seu atendimento:

. Agilidade na consulta

. Economia de custos

. Fortalece a confiança entre paciente e médico

. Oferece uma experiência confortável e amigável

. Consegue atender pacientes de qualquer lugar do mundo

. Segurança no compartilhamento de informações

. Otimiza a gestão da clínica

. Diagnósticos mais precisos e rápidos

Que tal trazer todas essas tendências para seu atendimento e implementar a medicina digital na sua clínica? Então conheça a OnlineClinic, serviço de gestão online para clínicas e consultórios. 

Garanta seu teste grátis de 7 dias e descubra o futuro da medicina!

Posts relacionados

Como funciona o atendimento híbrido em clínicas?

Como funciona o atendimento híbrido em clínicas?

O atendimento híbrido na saúde garante diferencial…
Categorias